A partir deste mês os servidores da Prefeitura Divinópolis passarão a receber no quinto dia útil. A medida é para evitar atrasos no pagamento. Antes o depósito era feito no último dia útil do mês. A medida adotada pelo prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB) foi com base na recomendação do Conselho de Acompanhamento Administrativo e Financeiro (CAAF).
Atualmente a folha de pagamento gira próxima de R$ 19 milhões. A previsão é de ela crescer até o final do ano cerca de 13% em relação a 2014. Até agora, este índice está perto de 7,5%. Para continuar pagando dentro do prazo previsto em lei, o prefeito adiou a data base em alguns dias. Isto é para dar tempo de mais dinheiro cair no caixa.
A última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é paga no dia 30 de cada mês. Jogando a data de pagamento para o quinto dia útil, o prefeito ganha tempo para juntar o valor necessário. O FPM caiu cerca de 0,5% em relação ao repasse do ano passado. Ou seja, a receita não aumenta na mesma proporção das despesas.
“Essa mudança é devido às dificuldades financeiras, devido os repasses dos governos estadual e federal não estarem dentro do que esperávamos, que era um crescimento de 7%. O prefeito não gostaria de fazer isso, mas o momento requer”, disse o secretário de Fazenda e presidente do CAAF, Antonio Castelo.
Com essa alternativa, o secretário disse que o município ganha fôlego para honrar o compromisso mensal. Já em relação ao 13º salário, Castelo reafirmou que o benefício será pago na data limite, 20 de dezembro. Até lá, não haverá antecipação do abono natalino.