Órgão alega que mudanças são para cumprir normas no Contran; Medida pegou de surpresa motoristas

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) reduziu o número de vagas de estacionamento na Rua Rio de Janeiro, em um trecho entre as ruas Rio Grande do Sul e Mato Grosso, no centro de Divinópolis. A medida pegou de surpresas internautas que questionaram.

“O local já funcionava bem há anos, inclusive com a possibilidade de aumentar o número de vagas. Mas para surpresa, nos locais em que tinha duas vagas com possibilidade de criar uma terceira, virou uma única vaga”, afirmou Celso Primo.

O gerente de fiscalização de trânsito da Settrans, Victor Moreira explicou que a redução ocorreu para readequação na engenharia do trecho. Ele nega que a medida tenha relação com o rotativo. Segundo o gerente, a adequação é exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Settrans afirmou que medida é para adequações e correções de acesso a garagens (Foto: Divulgação)

“O motivo disso ter ocorrido é que a implantação antiga de sinalização, que foi feita pelo menos há cinco anos, se realizou de uma forma equivocada na época. O desenho de entrada de garagem ficava acompanhando o do estacionamento. Isso forçava o proprietário da garagem a “manobrar meio que na contramão” para poder desviar dos veículos que estavam estacionados dentro da vaga correta. Fazia com que o veículo estacionado ficasse com a traseira em frente a saída da garagem”, explicou.

Entretanto, ele confirma que há estudo para rotativos de até quatro horas no trecho.

Aviso

Victor também relatou que essas modificações foram informadas aos comerciantes da região. Após a explicação, ele disse que alguns aceitaram a mudança e outros não.

“Infelizmente estamos sujeitos a esta situação”, contou.

O gerente de fiscalização de trânsito contou que essa redução foi compensada com a colocação de duas vagas, próximo a Mato Grosso, onde não havia antes.

Novas vagas foram criadas perto da Mato Grosso (Foto: Divulgação)