Settrans registra mais de 2 mil autuações de trânsito em um mês

A maioria foi registrada no radar da JK; Acidentes no trecho reduziu 70%, segundo o novo secretário

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) registrou cerca de 2 mil autuações em março. A informação foi confirmada pelo novo secretário da pasta, o coronel Marcelo Augusto. Nesta sexta (12), ele falou pela primeira vez à imprensa.

Uma lista de infrações e multas em Divinópolis circulou pelas redes sociais ao longo desta semana. Augusto confirmou a veracidade dela e disse que ela obedece a uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contram).

A maior parte das notificações foram registradas no trecho do radar da Avenida JK. No local passam cerca de 14,5 mil veículos por dia, 404 mil circularam por ali entre os dias 01 e 28 de março.

Na Câmara, inclusive, nesta quinta (11), o vereador Roger Viegas (PROS), propôs a alteração no horário de funcionamento do radar. O novo secretário afirmou que a implantação de semáforos no local atingiu o objetivo principal, que é o de reduzir acidentes na região. Houve uma queda de cerca de 70%.

“Além de serem muitos [acidentes], alguns eram de extrema gravidade. Para se ter uma ideia, ali já registramos veículos passando a 90 km/h naquela via que é prevista para 40 km/h. Então é uma necessidade”, argumentou, citando que a fiscalização eletrônica é melhor do que a implantação de quebra molas.

“Temos aqui na secretaria mais de 900 pedidos de quebra molas. Isso impacta diretamente nos veículos de emergência, no Samu, nos Bombeiros, que carregam vítimas, então se precisa ter um trânsito mais seguro, moderno e adaptado à realidade de uma cidade de 240 mil habitantes”, afirmou Marcelo Augusto.

Para reduzir ainda mais o número de acidentes, o secretário afirmou ao PORTAL CENTRO-OESTE, em transmissão ao vivo no Instagram, que há a pretensão de implantar melhorias no local, com o recurso das multas, no objetivo de um retorno à população.

Rotativo

Em novembro de 2018, um decreto foi publicado pelo Executivo para regularizar questões referentes ao estacionamento rotativo, o que gerou insatisfação. Para Marcelo Augusto, as mudanças são favoráveis. Entretanto, ele disse que análises serão feitas para responder questionamentos de entidades.

Entre as que questionaram e levaram o caso ao Ministério Público está a Associação dos Advogados do Centro-Oeste (AACO). 

O secretário ainda afirmou que existem estudos para transformar o serviço em um projeto mais digital, transformando a cobrança do talão para o celular, com o objetivo de facilitar a fiscalização e aumentar o número de vagas, que atualmente, é de 2.5 mil. Divinópolis possui uma frota de 130 mil veículos.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Gerais. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.