A fachada do prédio será modernizada (Foto: Maurício Couto/Reprodução Pátio Divinópolis)

Data ainda não é confirmada pela prefeitura; Matriz de planejamento de reabertura do comércio ainda precisa da aprovação do comitê

A retomada integral do comércio de Divinópolis, conforme informado pelo PORTAL GERAIS, deverá ser colocada em votação pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. A data da próxima reunião não foi divulgada, mas a expectativa é que ocorra ainda nesta terça-feira (02) com liberação já para quarta-feira (03).

Um dos segmentos a ser liberado deverá ser o dos shoppings com horário especial. O Pátio Divinópolis, por exemplo, deverá abrir de terça-feira a domingo das 12h às 20h e os demais nos mesmos dias, porém de 08h às 14h. A prefeitura ainda não confirma a informação.

Às segundas os shoppings devem ficar fechado para higienização das áreas comuns. Também será proibido o consumo de alimentos nas mesas e cadeiras da praça de alimentação. Os consumidores poderão comprar para consumir em outro local. Também deverá haver o controle de fluxo de clientes, uso de máscaras e álcool em gel.

A matriz de planejamento de reabertura integral ainda está em elaboração, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura. Ela deverá conduzir as próximas medidas baseadas nas regras sanitárias.

Em uma próxima reunião os participantes deverão realizar uma votação, determinando se o segmento comercial será aberto, fechado ou terá suas atuais regulações alteradas. Os votos serão determinantes nas possíveis alterações, definindo se as alternativas propostas não colocam em risco a saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Outros setores

A expectativa das entidades de classe é que a matriz seja mais ampla. Além dos shoppings, espera-se que ela contemple escolas de cursos profissionalizantes, bares e restaurantes, por exemplo, que estão com restrições desde o final de março.

“Tem setores, como estes, que estão há mais de 70 dias fechados e é urgentíssimo a reabertura para a sobrevivência, pois não há capital de giro para mantê-los fechados por tanto tempo”, destacou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Ângelo Gonçalves.

O fim do escalonamento do comércio é outra defesa dos comerciantes. Com o Dia dos Namorados se aproximando, a expectativa é que a normalização ocorra antes da data.

“Floricultura, chocolate, joalheria. Para alguns o dia dos namorados é a segunda data, ficando até próximo ao do natal. Essa restrição pode gerar um impacto para o ano todo”, argumenta.