Cruzam os braços, suspendem os serviços e vão para a casa. Essa é a rotina de parte dos bancários em greve. Para confirmar, basta ir às agências que aderiram ao movimento nacional. Apenas alguns funcionários ficam na porta dos bancos em Divinópolis. Para piorar, o Banco do Brasil suspendeu todos os depósitos. Os papelotes foram retirados dos caixas eletrônicos.

O secretário geral do Sindicato dos Bancários de Divinópolis, Marcelo Neves confirmou a suspensão dos depósitos no banco. Segundo ele, não há profissionais suficientes para autenticação. Neves ainda disse que a lei prevê que sejam mantidos 30% do funcionamento apenas para compensação de cheques e não do atendimento geral.

O secretário orientou os clientes a registrar Boletim de Ocorrência, acionar o Procon e depois a justiça. Disse ainda que o sindicato não pode obrigar os bancários a trabalharem durante o movimento grevista.

As agências do Banco do Brasil orientam os clientes a procurarem postos credenciados como os Correios, entretanto a limite de R$ 300 por dia e não são aceitos cheques.

Procon

O Procon de Divinópolis não registrou nenhuma denúncia por falta de atendimento ou dificuldade de pagamento das contas até o momento. Disse que no caso de depósitos o cliente deve registrar o Boletim de Ocorrência e dar encaminhamento judicial. Uma alternativa é procurar o Procon Estadual por meio do Ministério Público por se tratar de um problema de coletividade.

As denúncias e reclamações também podem ser feitas diretamente no Banco Central pelo 145 ou clicando aqui.