O Sintram convoca os servidores municipais de Divinópolis para manifestação nesta quinta-feira (15), com concentração às 17h30, na porta da Prefeitura.
O protesto será encaminhado na sequência para a inauguração do novo Centro Administrativo da Prefeitura. O objetivo é denunciar a insatisfação da categoria com os atrasos e escalonamentos de salários e sequer a previsão para pagamento do 13º salário.
A vice-presidente do Sintram, Ivanete Ferreira, afirma que a insatisfação da categoria é geral diante do desrespeito da administração.
“A crise atingiu todas as prefeituras do Centro-Oeste, mas curioso que apenas em Divinópolis, em fim de mandato, o prefeito emitiu esse decreto de calamidade financeira. Será mais um ato para denunciar os absurdos dessa administração, que quer fazer bonito para a população inaugurando uma obra inacabada, onde se gastou, até o momento, 96% a mais do que o previsto, enquanto o servidor de carreira está sendo sacrificado com a falta do seu pagamento”, disse.
A vice-presidente, Ivanete Ferreira, ressaltou que a folha de pagamento da Prefeitura está abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, está claro que o decreto de calamidade financeira editado
pelo prefeito não é pelo peso da folha, mas sim pelo mau uso do dinheiro público durante o mandato, sendo necessária a atuação das autoridades fiscalizadoras e da Justiça.
“O Sintram buscou as vias judiciais para assegurar a liberação dos pagamentos, mas a Justiça não nos concedeu a liminar e sim abriu prazo de dez dias para manifestação da Prefeitura. É preciso que o servidor junte forças com o sindicato para cobrarmos solução e posicionamento das autoridades fiscalizadores e da Justiça. A Lei de responsabilidade Fiscal vale para todos e Divinópolis não pode ser tratada como uma ilha e aceitarmos essa manobra, em fim de mandato, com o dinheiro que é devido ao servidor”, finalizou.