600 servidores são conveniados ao plano (Foto: Divulgação/Sintram)

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) promoveu a reunião final com os titulares do Plano São João de Deus Saúde. No encontro, o sindicato apresentou o trabalho da Comissão de Servidores para que negociassem a queda nos reajustes acumulados (2014/2015) propostos pela operadora para aplicação no Plano Família a partir de novembro.

A Comissão orientou o Sintram a recusar a proposta da operadora de aplicar reajuste de 61.64% referente a 2014 e de 88.27% relativo a 2015. Os titulares foram unânimes ao afirmar que os valores propostos são abusivos, sendo que a maioria dos servidores não irá conseguir arcar. A contraproposta acertada pelos participantes foi de 10% de aumento sobre os valores atuais.

A diretoria do Sintram oficializou, no dia 30 de setembro, à direção do Plano a respeito da decisão.  Em resposta, no dia 01 de outubro, a operadora manifestou não concordar com os 10% propostos e definiu “prazo final improrrogável” de vigência final do contrato para o dia 31 de outubro, “independente do envio de novas contrapropostas pelo Sintram”.

Justificou a data, dizendo que era no sentido de dar mais “prazo para a transferência do grupo de beneficiários para outras operadoras”.

Justiça

Diante dessa manifestação, o setor jurídico do Sintram irá ajuizar ação para discutir a questão dos valores propostos dentro da legalidade e os prejuízos acarretados aos titulares, que não tiverem condições de migrar para outras operadoras.

600 servidores são conveniados ao plano (Foto: Divulgação/Sintram)

600 servidores são conveniados ao plano (Foto: Divulgação/Sintram)

 

Posicionamento

O diretor financeiro do Sintram, José Alcolano, destaca que o sindicato procurou, a todo o momento, compartilhar essa discussão com os titulares para que a negociação fosse direcionada pelo próprio grupo.

“O Sintram age conforme a vontade dos servidores e nessa situação não foi diferente, os titulares que direcionaram a ação do sindicato”, declarou.

O diretor adiantou que o debate agora irá para a justiça.

“Nosso Departamento Jurídico está acompanhando o caso desde o início e não iremos permitir prejuízos aos servidores, essa é a missão do Sintram: defender o interesse do servidor”, finalizou José Alcolano.

Migração

Paralelamente a essa situação do contrato do Plano São João de Deus, o Sintram procurou as demais operadoras conveniadas (Unimed, Saúde Vida e Prontomed), sendo que a tabela de negociação das mesmas está disponível no site do sindicato (seção “Notícias”) e no setor de Convênios. Até o dia 30 de outubro, há possibilidade de migracão, consulte as atendentes do setor de Convênios para mais informações: (37)3216-8470.

O plano abrange cerca de 600 servidores titulares, sendo que o somatório de titulares, dependentes e agregados é de mais de 1.900 vidas.