Representantes da Prefeitura de Divinópolis, em reunião com o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, acertaram transferência de recurso ao Hospital São João de Deus (HSJD) e debateram a situação da Macrorregião de Saúde de Divinópolis, ao fim de tarde de segunda-feira (11), na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. A intenção é remodelar o sistema de saúde do município.
O repasse do Estado à Divinópolis foi mantido ao menos pelos próximos seis meses – serão R$ 1,4 milhão para o município, que assumiu o compromisso de quitar as parcelas da dívida existente com o HSJD, com previsão de término para o início do ano.
Também o custeio da saúde regional esteve em pauta. Nova reunião no prazo máximo de 30 dias foi marcada para definir o modelo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“A intenção é torná-la, de fato, o que dela sempre se esperou: unidade de saúde de pronto atendimento. Os pacientes já não ficariam à espera de internação dentro da UPA, como se estivessem em “hospital” propriamente dito”, afirmou o procurador do município, Wendel de Oliveira Santos.
O procurador disse que a readequação da UPA passaria pelo incremento de leitos no HSJD, após estudo específico a respeito do tamanho da demanda por enfrentar.
“Serviços de Atenção Básica à Saúde também necessitarão de maior eficácia, a fim de que sobrecarga desnecessária do sistema se possa evitar”, finalizou.
Além do procurador do município, estiveram presentes a secretária municipal da Fazenda Suzana Xavier, o secretário de Saúde, Rogério Barbieri, a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim, e o diretor de Regulação, Amarildo Souza.
Também participaram representantes do Ministério Público e da comissão interventiva do Hospital São João de Deus.