O número de imóveis desocupados na área afetada chega a 120, sendo que sete foram diretamente afetados pela penetração.
A Jaguar Mining divulgou informações atualizadas sobre as ações após a penetração da pilha de rejeitos/estéril na Unidade Turmalina (MTL), ocorrida no dia 7 de dezembro de 2024, em Conceição do Pará, Minas Gerais. Entre as medidas adotadas, a empresa disponibilizou o número de contato
0800 942 0312 e o e-mail casquilho@jaguarmining.com.br para esclarecer dúvidas sobre o ocorrido. A empresa também reforçou que não utiliza aplicativos de mensagem ou outros meios informais para contato.
Conforme as informações, nesta quarta, 11/12, detectaram movimentação no topo da pilha, porém, os rejeitos deslocados se mantiveram no perímetro do deslizamento. Os georadares instalados na área emitiram alerta. Sendo assim, as atividades de contenção paralisaram por segurança.
Assistência às famílias
Em resumo, desde a penetração, 207 pessoas de 75 famílias foram realocadas. A maioria está hospedada em hotéis da região, enquanto outros procuram abrigo em casas de parentes. O número de imóveis desocupados na área afetada chega a 120, sendo que sete foram diretamente afetados pela penetração. A Jaguar Mining segue cadastrando as pessoas afetadas, incluindo aquelas que decidiram voluntariamente deixar suas casas.
Até o momento, registraram 678 animais. Desses, devolveram 486 e levaram para locais escolhidos pelos seus tutores. Além disso, outros 65 foram para abrigo em clínica veterinária e 127 permanecem em campo sob os cuidados de empresas especializadas.