Sogro e genro são multados por abandono de cães em Bom Despacho
Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Um inquérito foi instaurado para investigar o crime de maus-tratos a animais, e as buscas pelos cães continuam.

A Polícia Civil identificou os responsáveis pelo abandono de dois cães em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas. O fato ocorreu nessa quinta-feira (11/07). Moradores locais capturaram em vídeo, causando grande repercussão nas redes sociais.

De acordo com a Polícia Militar (PM), no momento da ação, é possível ver dois homens, um de 88 anos e outro de 62 anos, retirando um cachorro da carroceria de uma caminhonete. Ainda conforme a PM, os suspeitos também abandoram um segundo cachorro, embora não existam imagens desse momento.

Inquérito policial por abandono de cães em Bom Despacho

Conforme apurado pela polícia, um dos homens no vídeo é o proprietário do veículo e o outro é seu sogro. A polícia intimou os dois a prestar depoimento na delegacia. Um inquérito foi instaurado pela Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho para investigar o crime de maus-tratos a animais.

Na mesma quinta-feira (11/07), a polícia realizou buscas para encontrar os cães, mas não obteve sucesso. As buscas continuam.

Valor da multa

A Polícia Militar de Meio Ambiente informou que aplicou multas no valor total de R$ 3.167,82, como parte das medidas administrativas cabíveis.

Abandono de animais

Desde 1998, o abandono de animais é considerado crime. Em 2020, a Lei Federal 14.064/20 reforçou essa caracterização, considerando o abandono como maus-tratos, com penas que variam de dois a cinco anos de prisão. Além disso, há previsão de multa e proibição de guarda, quando se trata de cães ou gatos.