cobra sucuri capturada em arcos
A Sucuri tinha cerca de 4 metros de comprimento (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O homem conseguiu conter a cobra após ela engolir uma galinha; Ele a colocou dentro de um freezer até a chegada dos bombeiros

Uma cobra sucuri foi capturada, nesta segunda-feira (22/4), por um homem, em Japaraíba, no Centro-Oeste de Minas. Ele colocou a serpente, de quatro metros de comprimento, dentro de um freezer na Fazenda São Domingos, zona rural da cidade, até a chegada do Corpo de Bombeiros de Arcos.

De acordo com relatos do morador João Duarte, o réptil teria atacado e engolido uma de suas galinhas, sendo encontrado próximo à residência após o incidente.

Com segurança, ele, então, conseguiu conter o animal e o colocou temporariamente no freezer. Em seguida, acionou o Corpo de Bombeiros para uma intervenção segura.

“A prioridade era garantir a segurança do animal, levando-o para seu habitat natural após o resgate”, informaram os bombeiros.

Sucuri capturada em Japaraíba

A equipe do Corpo de Bombeiros, munida dos equipamentos necessários, procedeu com a captura do animal e posteriormente o soltou em seu habitat. Assim, garantindo sua reintegração ao ambiente natural e evitando riscos à comunidade local.

A sucuri

De acordo com o Instituto Butantan, as sucuris, também conhecidas como anacondas, pertencem ao gênero Eunectes, que faz parte da família Boidae. O grupo também engloba, conforme o Instituto, as jiboias, salamantas e periquitamboias.

Isso significa, então, que o nome popular “sucuri” não designa uma única espécie. Ou seja, mas, sim, um conjunto de quatro espécies que habitam a América do Sul (três delas vivem em território brasileiro).

Apesar de serem evolutivamente da mesma família, jibóias, sucuris, assim como periquitamboias são serpentes que diferem bastantes entre si na aparência, hábitos, bem como tamanho. Porém, também possuem algumas semelhanças, como o fato de não serem peçonhentas.

As sucuris são as maiores serpentes do mundo em termos de massa. Além disso, disputam o recorde de serpente mais longa do planeta com a também gigante píton-malaia (Malayopython reticulatus). A maior sucuri já registrada tinha pouco mais de sete metros, ainda que existam relatos de animais ainda maiores – mas nesses casos houve apenas estimativa do comprimento e não conferido.