A invenção da cerveja é atribuída aos sumérios, povo mesopotâmico (Foto: Divulgação)

Uma das perguntas mais frequentes aqui na Hicks Artesanais provavelmente é: Quem descobriu a cerveja?

hicks-cervejas-artesanais

Antonio Andrade

Precisar a descoberta é muito difícil e resumir é mais ainda, afinal, estamos falando de um líquido que ajudou o homem a se civilizar, mas se sabe que o processo de fermentação é conhecido pelo homem há mais de 10 mil anos. Acredita-se que foi provavelmente devido ao contato da água com cereal que, sofrendo a fermentação gerou o álcool.  Mas vamos falar de fatos e é impossível falar do começo da cerveja sem se referir aos sumérios.

A primeira prova arqueológica referente à produção de cerveja vem comprovadamente da Suméria. Eles perceberam a fermentação da massa do pão quando era molhada e é daí que vem o termo “pão líquido”, forma primitiva da cerveja. Tudo isto por volta de seis mil anos antes de Cristo.

Acredite, já naquele tempo na Suméria existiam diversos tipos de cervejas feitas com diferentes receitas e ingredientes: claras leves e fortes, vermelhas, escuras-doces, escuras-fortes etc. E para cada uma delas, existia um símbolo especifico no alfabeto sumério para identifica-la.

Documentos históricos revelam que uma “bebida fermentada” que era obtida de cereais deixavam os sumérios bem “alegres” e, logo, egípcios aprenderam a arte e massificaram a produção, mas foi apenas na idade média que a cerveja obteve o sabor característico conhecido de hoje; monges descobriram o lúpulo como conservante e gauleses  foram os primeiros a utilizar malte na produção.

A invenção da cerveja é atribuída aos sumérios, povo mesopotâmico (Foto: Divulgação)

A invenção da cerveja é atribuída aos sumérios, povo mesopotâmico (Foto: Divulgação)

No Brasil a cerveja demorou muito a chegar porque foi impedida pelos portugueses; vinhos não poderia perder espaço no comércio.  Apenas em 1808 a cerveja foi trazida pela Família Real que já estava de mudança para a nova colônia, afinal, o rei não podia ficar sem sua bebida preferida.

Nomes importantes se consolidaram na evolução deste líquido precioso, como Emil Christian Hansen que conseguiu separar duas espécies de levedura com metabolismos diferentes, originando as famílias Lager e Ale e Carl Von Linde que desenvolveu a máquina frigorífica, mas tudo começou com os Sumérios, alias, as chamadas “casas de cerveja” nesta época eram mantidas por mulheres, mas isto é assunto para o próximo artigo.