Redação

 

A vistoria dá a segurança para fechar a compra do carro seminovo (Foto: Poliany Mota)

A vistoria dá a segurança para fechar a compra do carro seminovo (Foto: Poliany Mota)

Levantamento realizado no banco de dados da Checkauto, aponta as restrições mais frequentes em seminovos e usados. Do total de consultas realizadas até julho deste ano, 62.974 apresentaram algum tipo de problema. A análise mostrou que 20% delas são referentes a histórico de leilão, 18%, a chamados de recall, 11%, à quilometragem adulterada, e 10% têm relação com restrições de roubo e furto.

 

Esses índices só reforçam a importância de se verificar algumas informações no momento da aquisição. Só para se ter ideia, por exemplo, o histórico de medição de quilometragem pode alertar para o risco de adulteração. Neste sentido, a segurança dos ocupantes do automóvel pode estar comprometida em decorrência da fraude no hodômetro, instrumento que marca a real quilometragem percorrida.

 

Outra questão decisiva, que pode levar o cliente a cancelar o negócio, é a restrição de roubo e furto em aberto. Já os carros com histórico de leilão e chamados de recall nem sempre são considerados sinônimos de mau negócio. É comum o cliente não se interessar pela compra de um veículo que tenha passado por leilão. Porém, os carros comercializados por esse canal podem estar em boas condições, tornando-se uma oportunidade vantajosa.

 

Todas as informações necessárias são apontadas no relatório (Foto: Reprodução)

Todas as informações necessárias são apontadas no relatório (Foto: Reprodução)

 

“Tem vários itens que são verificados, placa, chassis, identificação da numeração, onde que está? Em cada carro está em um lugar. Tem etiqueta, tem motor. Na vistoria você vai passar por vários processos que irão render um laudo que mostrará a procedência do veículo”, destaca o proprietário da Super Visão, em Divinópolis, Sérgio Fernandes.

 

“É segurança para quem compra e tranquilidade para quem vende. No pós venda, para frente, no que acontecer no pós venda, se você tem um laudo, você afasta essa responsabilidade”, acrescenta.

 

[su_pullquote]”A única empresa especializada em vistorias, registrada pelo Departamento de Trânsito, em Divinópolis, fica na Rua Bambuí, 389, perto da delegacia” [/su_pullquote]

 

Fernandes reforça que os consumidores devem investigar e procurar o máximo de informações. A vistoria funciona, principalmente, como forma de concretizar uma negociação mais segura e justa para ambas as partes. Além disso, é importante realizar uma vistoria de garantia, para certificar-se das condições físicas do automóvel.

 

“A maior parte das pessoas que adquirem, eu mesmo já tive alguns casos aqui no meu escritório, e depois que já havia pago, ele descobriu que o veículo havia sido roubado, de leilão, e dá uma depreciação do valor, deveria ter pago um valor abaixo do que ele pagou. Se ele passar pela vistoria ele terá segurança que não terá esses problemas”, explica o advogado especializado em causas de trânsito, Gilberto Silva.

 

A Super Visão – Vistoria Automotiva – funciona junto com um escritório especializado em recursos de trânsito. No local há uma integração dos serviços para facilitar o acesso dos clientes. Saiba mais sobre recursos clicando aqui.