Supermercados poderão abrir neste feriado em Divinópolis

Sindicados firmaram acordo nesta sexta-feira (30/4); Comércio também está autorizado a funcionar

Após a publicação da Medida Provisória 1.046 que, dentre outras medidas, autorizou o trabalho em feriados para compensação de horas pagas mas não trabalhadas durante a pandemia, o comércio ficou autorizado a funcionar neste sábado (1/5), Dia do Trabalho.

Importante ressaltar que são exigências para que a empresa possa solicitar o trabalho dos funcionários, haver saldo em banco de horas a favor da empresa e aviso aos funcionários, por meio escrito, com 48 horas de antecedência.

Se a empresa não possuir saldo em banco de horas em seu favor, não poderá solicitar o trabalho dos funcionários; mesmo assim, poderá abrir e funcionar no feriado desde que trabalhem apenas os sócios-proprietários.

Supermercados e demais empresas dos gêneros alimentícios também estarão abertas

Para o segmento do comércio de gêneros alimentícios, como supermercados havia Convenção Coletiva da categoria que proibia o trabalho no dia 1º de maio, no entanto, após Convenção Coletiva, assinada na tarde de 30 de abril de 2021, celebrada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis (Sindicomerciários), sem qualquer participação da CDL Divinópolis,  a categoria ficou autorizada a funcionar.

Os estabelecimentos comerciais varejistas de gêneros alimentícios, para utilização de mão de obra de empregado no feriado deverão: 

  • Obter o Certificado de Adesão ao Sistema especial para Trabalho em Feriado junto ao Sindicomerciários; 
  • Efetuar o pagamento da Taxa para Funcionamento e Trabalho em Feriados;
  • Estar adimplente com as contribuições previstas nas Convenções Coletivas celebradas entre os sindicatos convenentes. 
  • O trabalhador, do segmento do comércio de gênero alimentício, que prestar serviço em feriado terá sua jornada estabelecida em 8 horas, com no mínimo 1 hora de intervalo, para descanso e alimentação, receberá gratificação de R$65,00 e abono especial de R$20,00.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.