Prefeitura afirma que índice não leva a alteração no enfrentamento à doença e que há leitos exclusivos para o tratamento ainda ociosos
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) disparou em Divinópolis. O boletim divulgado, nesta quarta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta que 71,4% estão com pacientes internados por causas diversas. Dos 56 disponíveis, 40 estão ocupados.
Apesar do índice considerado alto, a taxa de ocupação geral, ou seja, que inclui leitos do SUS e suplementar – particulares, convênios, planos – está em 56,18%. Dos 134 disponíveis em Divinópolis, 75 estão internações. Deste total, 18 apresentam quadro clínico compatível com o novo coronavírus. Estes pacientes estão divididos na rede hospitalar que inclui os hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São Judas Tadeu, São João de Deus e UPA. Não foram informadas quantas, especificamente, destas internações são pelo SUS.
A rede suplementar tem 78 leitos, 35 ocupados, representando 44,80%.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o índice de ocupação de leitos pelo SUS não altera as estratégias adotadas no enfrentamento à doença. Isso porque, segundo a assessoria, a ocupação por paciente com confirmação ou suspeita da doença, ainda é baixa e há leitos exclusivos para o tratamento ainda ociosos. A quantidade não foi informada.
Só na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são 20 leitos de UTI no hospital de campanha montado no estacionamento. Outros 15 foram autorizados para atender além de Divinópolis, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Araújos, Perdigão, Itapecerica e Cláudio. A unidade ainda conta com 20 leitos exclusivos na enfermaria.
Balanço Covid-19
Divinópolis registrou, até o momento, 157 confirmações de Covid-19 e dois óbitos. Dos casos testados, 198 foram descartados. Ao todo, são 2052 notificações suspeitas, sendo 47 nas últimas 24 horas. Os pacientes curados chegam a 122, segundo a Semusa. O maior número de infectados é de mulheres. A principal faixa etária de 40 a 49 anos.
Divinópolis tem também 18 pacientes internados em enfermarias na rede hospitalar.