Número de notificações aumentou 17,4% em relação ao ano passado; empresa reforça uso de radar e sensores para monitorar tempestades e descargas elétricas em Minas Gerais
Entre janeiro e setembro de 2025, a Cemig registrou 8.993 alertas de tempestades em Minas Gerais. O número representa um aumento de 17,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram feitas 7.662 notificações. O crescimento reforça a importância do monitoramento climático para garantir segurança e agilidade nas operações da rede elétrica durante eventos severos.
Segundo a companhia, os alertas são emitidos pelo Setor de Meteorologia da Cemig e têm como objetivo orientar as equipes de operação e manutenção em ações preventivas e de resposta rápida.
Monitoramento meteorológico e prevenção
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram emitidos 1.027 alertas até setembro deste ano — sendo 76 de alta intensidade, 395 moderados e 556 fracos. A expectativa é que, com o início do período chuvoso em outubro, o número de ocorrências aumente até março de 2026.
Em 2024, o sistema registrou 15.263 alertas meteorológicos em 774 municípios da área de concessão da empresa. O dado evidencia o papel estratégico do monitoramento meteorológico para reduzir riscos e garantir a continuidade do fornecimento de energia em Minas Gerais.
De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, o trabalho é constante e envolve diferentes setores.
“Os meteorologistas mantêm atualizadas as informações para as áreas de Distribuição, Geração e Transmissão. No início de cada semana, são realizadas reuniões com todos os setores da empresa, quando é apresentada a previsão do tempo para os dias seguintes. A partir daí, a equipe foca no monitoramento dos sistemas atuantes, utilizando dados do Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas, imagens de satélite, estações meteorológicas de superfície e o radar meteorológico”, explica.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Radar e tecnologia de ponta
A Cemig conta com um Radar Meteorológico em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O equipamento monitora a atmosfera em um raio de até 250 quilômetros e possui alcance qualitativo de até 400 quilômetros, beneficiando cerca de 40 milhões de pessoas em uma área de 500 mil km².
A companhia também investiu R$ 7 milhões na modernização do sistema de detecção de raios, fundamental para o planejamento operacional da rede elétrica.
“O sistema é composto por uma rede de sensores que identifica descargas atmosféricas. Após a detecção da ocorrência de raios, eles são processados para determinar a localização e as características do fenômeno. Essas informações são exibidas em tempo real e armazenadas para análises históricas”, destacou Ivan Carneiro, gerente de Planejamento Energético da Cemig.
Quando uma descarga elétrica atinge diretamente uma linha de transmissão ou distribuição, pode ocorrer ruptura de isolamento e formação de arco elétrico situação que gera desligamentos automáticos de proteção.
Pioneirismo no setor elétrico
Pioneira no uso de tecnologia de monitoramento climático no setor elétrico brasileiro, a Cemig atua há mais de três décadas com sistemas de previsão e acompanhamento do tempo. O trabalho é essencial diante da alta incidência de tempestades e da rede predominantemente aérea da empresa.
“O setor de Meteorologia da Cemig fornece à empresa monitoramento e previsão de tempo há mais de trinta anos e contém uma sala de situação para monitoramento climático contínuo, o que reforça o compromisso da companhia com a segurança do sistema e com o restabelecimento rápido do fornecimento de energia aos clientes”, completou Ivan Carneiro.



