Tecnologia na FEBRAC em Nova Serrana: inteligência artificial e inovação impulsionam setor calçadista

Nova Serrana
Por -26/08/2026, às 11H28agosto 26th, 2026
Feira reúne expositores, fabricantes e visitantes no Centro de Convenções com foco em produtividade, redução de custos e novos materiais; Foto por: Bruna Faria

Feira reúne expositores, fabricantes e visitantes no Centro de Convenções com foco em produtividade, redução de custos e novos materiais

A tecnologia na FEBRAC em Nova Serrana se tornou o ponto central das atenções durante a 15ª edição da Feira de Máquinas e Componentes para Calçados. O evento reúne expositores, fabricantes, empresários e profissionais da indústria no Centro de Convenções do município. As empresas participantes apresentam máquinas, matérias-primas, equipamentos e soluções com o objetivo de aumentar a produtividade, modernizar os processos fabris e reduzir custos e desperdícios. A programação oferece alternativas tecnológicas para fortalecer a competitividade do setor calçadista frente às exigências do mercado.

Inteligência artificial e automação na prática industrial

De acordo com os expositores da feira, o setor calçadista busca equipamentos capazes de otimizar a produção e economizar matéria-prima de alto valor agregado.

Alessandro Almeida, expositor da DMP Máquinas, apresentou uma classificadora equipada com inteligência artificial e machine learning:

“Esse ano a gente trouxe a nossa máquina ITS3, que é uma classificadora, que vem com IA integrada. Basicamente ela vai entendendo o processo ao decorrer do tempo. Então ela pega toda a dinâmica das peças e vai aprendendo. É uma machine learning. Ao decorrer que vai passando o tempo, ela vai entendendo, vai melhorando o processo, vai diminuindo o tempo de processamento.”

Conforme explicou o expositor, a tecnologia gera impacto direto no custo do couro e no aproveitamento dos materiais:

“Consequentemente vai reduzindo o custo e aumentando o ganho, com base no seu material. Então é aquela coisa que mais o empresário hoje busca: redução de tempo e redução de custo. Então, consequentemente, essa máquina vai estar trazendo isso, principalmente que são materiais de grande valor agregado. O couro é muito caro, qualquer centímetro de perda influencia no final.”

Dessa forma, a automação reduz a geração de resíduos e otimiza a mão de obra no setor:

“A quantidade de resíduos de descarte vai reduzir drasticamente. Hoje a gente fala que uma máquina dessa daqui, você vai ter uma redução: a cada cinco peles, você vai acabar ganhando duas, três. E, no final, aquela perda gigantesca que você tinha vai acabar sendo reduzida drasticamente.”

Procura por inovação entre os visitantes da feira

A feira atrai empresários e fabricantes de diversas cidades em busca de novos equipamentos e soluções para as linhas de produção.

Luciene Ferreira, diretora da Zake Sublimação, de Perdigão, visitou o evento em busca de melhorias para a fábrica de uniformes:

“Hoje eu tenho uma fábrica de uniforme, a Zake Sublimação. A gente faz camisas para eventos, para pescaria, para geral, sublimado mesmo. Aí a gente vem em busca de melhorias para a fábrica, levar algo novo para melhorar cada dia a qualidade da fabricação dos uniformes.”

Conforme relatou a empresária, a feira possibilitou avanços comerciais diretos:

“A gente está tendo negociação, né, com máquinas para levar para a firma, que são máquinas ali computadorizadas, máquina que vai nos dar uma produtividade melhor, uma qualidade também nas roupas melhor. Então, assim, está muito legal.”

De acordo com Cláudio Junio Brito, diretor da Via Mel, de Araújos, a busca por modernização motivou a visita ao polo de Nova Serrana:

“Faz muitos anos já ouvi falar, minha mãe também falava muito bem. Hoje nós ainda temos a nossa própria indústria, mas meio que em busca de novidades, tecnologia, para a nossa indústria, para facilitar a mão de obra.”

O diretor ressaltou o interesse em adquirir equipamentos específicos durante o evento:

“A gente hoje vem em busca das máquinas, como a gente faz hoje. A gente faz bordado em Nova Serrana. A nossa indústria em Araújos, a gente faz bordado em Nova Serrana. A gente está em busca de uma máquina dessa para estar levando lá para a fábrica.”

Avanços em componentes e matérias-primas

Além do maquinário pesado, a feira destaca novidades em tecidos, espumas, dublagens e componentes estruturais para calçados.

Fred Vieira, expositor da Kapão Têxtil, destacou os lançamentos e a agilidade logística da empresa para responder às mudanças do mercado:

“A Kapão trouxe tendências do verão 2027, trouxe alguns desenvolvimentos de tecnologia, cabedais localizados. E a Kapão está sempre buscando investir em tecnologia, apresentar algo novo. A Kapão hoje produz o tecido, produz a espuma e tem o nosso processo de dublagem, que é o último processo, e a gente consegue entregar um produto personalizado.”

Conforme avaliou o expositor, o dinamismo do setor exige respostas rápidas frente aos concorrentes internacionais:

“O fabricante tem buscado dinamismo, a moda vem mudando de imediato e também para se blindar contra o mercado asiático, né? Então esse dinamismo a Kapão tem entrado nesse meio de conseguir entregar logística, entregar um bom produto, uma qualidade boa com entrega imediata.”

De acordo com Rodrigo Bonato, gerente comercial do Grupo JR Soluções, de Birigui, a empresa apresentou um lançamento exclusivo focado na estrutura de calçados:

“Aqui na FEBRAC nós temos uma novidade, que é uma linha de couraça de PU para o polo. É um desenvolvimento novo, acabamos de soltar. Ela é um lançamento exclusivo aqui para o polo de Nova Serrana. Ela agrega desempenho dentro do processo produtivo e um custo-benefício bem adequado dentro do mercado.”

Por fim, o gerente comercial detalhou o fornecimento de produtos estruturais coloridos para o segmento esportivo:

“Nós trouxemos um item que tem 35 cores de cartela para nós podermos fornecer para esses clientes. Então o meu diferencial é a diversidade de cores e a linha de estruturação para dentro dos esportivos.”

Por: Bruna Faria