Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em junho de 2014, estados e municípios do país têm até um ano para elaborar ou revisar seus planos municipais, conhecido também como Plano Decenal de Educação. Em Divinópolis teve início esta semana a fase de realização de audiências públicas para ouvir a população.
Na segunda feira (03) foi realizada a primeira audiência pública que debateu a Educação Infantil. Na oportunidade foi elaborado o documento base da Educação Infantil, com diagnóstico, objetivos, diretrizes e metas desta modalidade para os próximos dez anos. Esta audiência contou com expressiva participação de educadores e profissionais da educação com aproximadamente 180 pessoas no plenário da Câmara Municipal.
Ontem (05), na segunda Audiência Pública, dois temários foram tratados: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo. Aproximadamente 120 pessoas estiveram presentes nesta reunião que foi realizada no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos e que contou com a participação do bispo Dom Mauro Morelli, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenir Rosa; além de vereadores da Comissão de Educação da Câmara.
Ao final desta audiência foi elaborado um documento base dos dois temas, com diagnóstico, histórico, diretrizes, metas e esse material foi apresentado para apreciação da plenária. Dentre as propostas apresentadas consta a elaboração do projeto Político Pedagógico da EJA e da Educação do Campo.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador do PROS Careca da Água Mineral, fala sobre a importância do debate para melhorar o ensino no município.
“O objetivo é reunir o pessoal os representantes do ensino fundamental, ensino médio, as escolas privadas e de outras entidades, para debater metas e soluções para a educação de Divinópolis”, diz
Além destas duas audiências outras cinco ainda serão realizadas, sempre às 18h. No plenário da Câmara Municipal acontecerão as audiências sobre os temas: Ensino Fundamental (10/11); Ensino Médio (12/11); Gestão, Financiamento e Formação de Professores (17/11) e Educação Superior e o Ensino Profissionalizante (26/11). No dia 19/11 deverá acontecer uma audiência sobre Educação Especial, Educação Prisional e Diversidade em local que ainda está sendo definido. Todas as reuniões são abertas ao público.