Alerta foi emitido pelo município; Consumo de água triplicou nos últimos dias, segundo informações da prefeitura

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto em Itaúna alerta a cidade quanto a um possível desabastecimento de água. De acordo com informações da prefeitura,o consumo de água praticamente triplicou nos últimos dias, tendo um aumento de 25% nos últimos 2 meses, devido aos cenários de calor e ao isolamento social, que aumentam a quantidade de pessoas em casa por mais tempo.

As temperaturas do município nesta quarta-feira (07) podem chegar a 38°C e os termômetros devem marcar até 39°C nos próximos 3 dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas de acordo com a prefeitura, a preocupação não é apenas o fornecimento, e sim a reservação. Com o aumento do consumo, houve uma queda nos reservatórios.

Foi iniciada a obra de reservatório que vai resolvendo problemas na região oeste e equilibrar a distribuição por pelo menos 20 anos. Ele deve ficar pronto em 18 meses. Até lá, é necessário que a população faça um uso controlado da água, controlando o tempo dos banhos, não lavando calçadas, etc.

A assessoria da prefeitura informou que o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE)  passou por graves problemas financeiros. Foi feita a restruturação administrativa e retomada a obra de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto, que estava com 13% e está atualmente em fase de testes. Paralelo a isso, devido a falta de investimentos estruturais, houveram problemas de reservação.