Previsão para Minas Gerais é de temperaturas mais amenas, mas sem frio intenso
Após um período prolongado de calor intenso que assolou Minas Gerais desde o final de abril, os moradores do estado podem ficar aliviados. A partir dessa quarta-feira (15/5), a onda de calor que predominava cedeu espaço para temperaturas mais amenas. Contudo, vem outro alerta: tempo seco em Minas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quinta-feira (16/5), alerta de perigo para baixa umidade do ar.
Tempo seco em Minas
Conforme o Inmet, ela deve variar entre 30% e 20%. O aviso vale para várias cidades mineiras, dentre elas Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana Igaratinga, Bom Despacho, Lagoa da Prata, para citar algumas do Centro-Oeste do estado.
A orientação é para beber bastante água, evitar atividade física em horários mais secos, assim como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Temperaturas mais amenas
De acordo análise do meteorologista Ruibran dos Reis, não há previsão para o retorno de novas ondas de calor nos próximos meses. Assim, trazendo uma esperança para a população. A recente onda de calor, que se estendeu por 16 dias consecutivos, foi identificada como a mais longa do ano. Trata-se do resultado de um bloqueio atmosférico que impediu a progressão da umidade na região.
A expectativa agora é que uma frente fria avance sobre a região Sudeste do país. Embora Minas Gerais não deva ser diretamente afetada por esta massa de ar frio, ela contribuirá para o fim da onda de calor, conforme esclarece o especialista.
Embora a frente fria ganhe força em algumas áreas do Brasil, a previsão indica que as temperaturas em Minas voltarão a ficar amenas, sem experimentar uma queda acentuada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas amenas predominarão pela manhã, com rápido aumento durante as tardes.
- “Alma de Músico” resgata a trajetória marcante do grupo vocal AdCanto
- Turismo mineiro sustenta liderança no país desde janeiro
- Prefeitura de Samonte desmente fake news sobre tuberculose
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
Apesar de o outono deste ano ter sido caracterizado por temperaturas acima da média, espera-se um leve declínio nos próximos dias em comparação aos períodos de calor intenso. A previsão aponta que não há expectativa de um frio considerável no estado até o final do mês de maio.
Em Divinópolis, nesta quinta-feira (16/05), as temperaturas variam entre 19°C e 32°C, com umidade atingindo 90% e poucas nuvens durante a tarde e noite. Já na sexta-feira (17/5), a mínima prevista é de 19°C e a máxima de 31°C. A umidade oscilando entre 30% e 80%, e o tempo permanecendo claro ao longo do dia.