Tire dúvidas sobre a vacina da gripe

Todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga quais são os tipos de vírus Influenza que estão circulando pelo mundo para definir as cepas que serão incluídas na  vacina do ano seguinte.

Por isso, o imunizante precisa ser dado anualmente e todos devem procurar se vacinar assim que a vacina estiver disponível.

“Principalmente neste momento em que estamos em uma pandemia”, destaca Isabel Dias, Gerente Técnica Serviço Farmacêutico da Araujo.

A especialista explica que como os sintomas da gripe são muito parecidos com os da Covid-19 “é imprescindível que a população se vacine para que a doença não seja confundida com Covid-19 e para não sobrecarregarmos ainda mais o sistema de saúde”.

As vacinas são ofertadas no serviço público para grupos prioritários. Ela também é encontrada em clínicas particulares e em algumas farmácias com preço médio de R$100.

Perguntas sobre a vacina da gripe:

1 – A vacina tem contraindicações?

Não existem contraindicações formais, apenas pessoas que apresentam reações alérgicas grave aos componentes da vacina (exemplo: clara de ovo) ou algum evento anterior que, por recomendação médica, for contraindicada. Episódios febris não contraindicam a vacinação contra gripe, apenas recomenda-se adiar a aplicação da vacina por 48 horas, após o último registro de febre. 

2- Quem pode tomar a vacina da Gripe?

A vacina da gripe é indicada para todas as faixas etárias, a partir de 6 meses de vida sem limite superior de idade. Na primeira aplicação da vacina de gripe, em bebês e crianças de 6 meses a 8 anos incompletos, são necessárias duas doses com intervalo de 1 mês entre elas.

Para vacinados anteriormente e demais idades, a vacina deve ser aplicada em dose única, e recomendamos aplicação anualmente, assim que a vacina estiver disponível. Para auxiliar na prevenção da doença entre grupos e faixas etárias de maior risco a contrair a gripe e/ou complicar, quanto maior a cobertura vicinal, menor a propagação da doença. Os grupos de risco da gripe são crianças não vacinadas, idosos, gestantes, pacientes portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.

3- Quem tomou a vacina no ano passado precisa se vacinar novamente?

Sim, as vacinas são modificadas a cada ano e os vírus podem ter mutações e apresentar variantes, por isso a necessidade de vacinação anual.

4- A pessoa que está gripada pode vacinar?

Se a pessoa estiver gripada é aconselhado esperar o desaparecimento dos sintomas antes de fazer a vacinação, para evitar que os sintomas naturais da gripe sejam confundidos com uma reação à vacina, por exemplo.

5- A pessoa que já pegou coronavírus pode vacinar?

Sim, aguardando um período de 14 dias entre o término da infecção e administração da vacina da gripe.

6- Tem problema tomar a vacina da Gripe junto, ou num período muito próximo, da vacina da Covid-19?

Por ser uma nova vacina e que não foi estudada aplicada junto com outras vacinas, até o momento a recomendação é de não aplicar a vacina de COVID-19 com outra vacina de qualquer tipo incluindo a da gripe. Por isso, a recomendação de intervalo de 14 dias entre vacinas.

7- Quais os cuidados na hora de tomar a vacina?

Não é necessário fazer um preparo, jejum ou suspender medicação e nem suspender atividades físicas. A vacina de gripe é inativada e não apresenta risco a saúde. Pelo contrário, é uma injeção de saúde.

FONTE: Isabel Dias, Gerente Técnica Serviço Farmacêutico da Araujo

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.