O evento terá início na Praça da Catedral, com concentração a partir das 08h, e seguirá em direção à Praça do Santuário
Divinópolis se prepara para receber mais uma vez a caminhada de conscientização promovida pelo Movimento Nacional Todos Contra a Pedofilia. No seu 18º ano de existência, o evento será nesta sexta-feira (17/05), com concentração na Praça da Catedral a partir das 08h da manhã, seguida pela saída por volta das 09h em direção à Praça do Santuário. Este ano, o movimento traz como tema central: “Criança prioridade e proteção: sem justiça não existe liberdade”.
Importância
Para Carlos José e Silva Fortes, coordenador do movimento, a caminhada transcende sua simples execução. Ele destaca: “É um gesto que representa muito mais do que pode parecer a princípio. É simples, a gente se reúne na Praça da Catedral com algumas atividades, e caminha por volta das nove horas até a Praça do Santuário. Um gesto que dá um recado importante, para sociedade, para os governantes e até para o criminoso pedófilo: ” Não toleramos violência contra criança, vamos prevenir, vamos denunciar, vamos proteger.”
Data de comemoração e homenagem
O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças, tendo como marco trágico o caso de Araceli Cabrera Crespo, assassinada em 1973 aos 8 anos em Vitória, após ser raptada, drogada e estuprada. Em Divinópolis, berço do movimento, foi aprovada este ano uma lei que estabelece o dia municipal dedicado a essa conscientização.
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
Participação das escolas
Além da caminhada, o engajamento dos jovens é incentivado através do Concurso de Cartazes realizado pela Faculdade Anhanguera (Pitágoras), com a participação das escolas estaduais. O cronograma do concurso de cartazes já está definido, com a premiação agendada para o dia 21 de junho de 2024, no Auditório Verde da Faculdade Anhanguera, às nove horas da manhã, reconhecendo os talentos e esforços dos participantes.