Portal Centro-Oeste
O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), responsável por pedidos de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em todo o estado, realizará nesta segunda-feira (23) uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com objetivo de reunir autoridades de diversos municípios para debater os problemas enfrentados pelos usuários da companhia.
Em toda Minas Gerais, diversas cidades instauraram a CPI visando investigar e apurar os atos da Copasa.
“A Copasa desrespeita os mineiros atrasando os cronogramas de obras em praticamente todos os municípios onde atende. Ela é a maior poluidora do Brasil. Além de não investir em preservação ambiental, ainda comete o abuso de coletar esgoto e o despejar nos rios sem nenhum tratamento”, desabafa Tolentino.
Tolentino propõe CPI no Estado
Tolentino irá propor na audiência a instauração de uma CPI na ALMG para apurar a conduta da empresa.
“O que a Copasa faz em Minas Gerais é um absurdo! Pagamos taxas caras e ela não faz as obras necessárias para fornecer uma água limpa para a população. Vamos trazer aqui todas as CPIs que estamos fazendo em várias cidades, e faremos na Assembleia Legislativa um grande processo contra esse desrespeito da companhia pelo estado”.
Para conseguir instaurar a CPI no estado, o deputado precisa de 26 assinaturas dos 77 colegas do parlamento mineiro. Atualmente, Tolentino já colheu 16 assinaturas.
“A CPI tem o poder de investigar e apurar as irregularidades, não vejo motivo para que os deputados não apoiem essa causa diante de tantos fatos. Várias cidades estão com suas CPIs em andamento ou concluídas, e as informações colhidas vão ajudar no desenvolvimento da CPI na Assembleia Legislativa. Estamos trabalhando para colher as assinaturas necessárias para a abertura desse trabalho, e agora cabe aos demais deputados apoiar para que possamos reverter essa situação absurda”, conclui Fabiano.