O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), se reuniu com o Secretário Municipal de Governo de Divinópolis, Ricardo Moreira para repassar toda a documentação coletada por ele a respeito do contrato da Copasa com o município, referente a coleta e tratamento do esgoto. Ele também protocolou um ofício, solicitando que a administração municipal revogue os decretos que beneficiam a empresa. O parlamentar acredita que de posse desses documentos, o prefeito Galileu Machado (PMDB) tenha mais informações e possa analisar melhor o caso.
“Acredito que a atual situação que se instalou em Divinópolis, referente ao contrato com a Copasa, está lesando a população. Precisamos, sim, do tratamento de esgoto, mas que ele seja feita de forma justa”, defende Tolentino.
No ofício entregue ao secretário, o deputado pede que o prefeito avalie e revogue os decretos municipais 9.969 (de 2011) e o 12.375 (2016), ambos assinados pelo ex-prefeito, Vladimir Azevedo. O primeiro, permite que a Copasa cobre pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto, ainda que ele não seja realizado em sua totalidade. Já o segundo decreto, segundo o parlamentar, prorroga os prazos de entrega de várias obras, incluindo aí, investimentos que interferem diretamente no funcionamento da ETE do Rio Itapecerica.