Sócio benemérito e conselheiro, Toninho foi homenageado em 2024 e deixa um legado de amor ao esporte e à história do clube
O Estrela do Oeste Clube comunicou, com profundo pesar, o falecimento de Antônio Machado Gontijo, carinhosamente conhecido como Toninho Machado, um dos fundadores, sócio benemérito e conselheiro da instituição.
Toninho foi um dos responsáveis pela fundação do Estrela em 1954, tendo seu nome gravado na placa de homenagem aos fundadores. Em mais de sete décadas de história, ele se destacou pela dedicação ao clube, pelo amor ao esporte e pela contribuição inestimável ao fortalecimento da comunidade estrelense.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Em 2024, durante o evento “Lendas do Futsal”, o Estrela prestou uma homenagem especial a Toninho Machado. Assim, reconhecendo a importância dele para o desenvolvimento do futebol de salão e para o crescimento do clube. Na ocasião, ele expressou sua gratidão e emoção:
“Quem conhece a história do Toninho Machado sabe da minha paixão pelo Estrela do Oeste. Foram 40 a 50 anos de diretoria”, afirmou na época.
O velório ocorre no Salão Nobre da Sede Urbana do Estrela do Oeste Clube e o sepultamento está marcado para as 15h, no Cemitério do Centro, em Divinópolis.
Legado
De acordo com o presidente do clube, Wander de Sousa, ele deixa um legado no Estrela.
“Toninho Machado representa o espírito e os valores do Estrela. Foi um homem visionário, que ajudou a construir as bases do nosso clube com dedicação e amor. Sua presença e seu exemplo estarão sempre entre nós, inspirando futuras gerações de estrelenses.”
Neste momento de luto, a diretoria, os associados e toda a família Estrela se solidarizam com familiares, amigos, bem como com admiradores de Toninho Machado. Sua memória permanecerá viva em cada conquista e em cada capítulo da trajetória do Estrela do Oeste Clube.



