Celebração destaca legado da cultura afro-brasileira e marca o início das festividades do reinado
A cidade de Divinópolis se prepara para mais uma importante celebração de sua herança cultural e religiosa. Neste domingo, dia (18), será realizada a 48ª Missa Conga, às 14h, no Santuário de Santo Antônio. O evento é promovido pela Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (CongaDiv).
A Missa Conga, tradição desde 1977, será celebrada pelos religiosos Frei Leonardo e Frei José Agnaldo. Mais do que um ato religioso, a cerimônia homenageia um marco histórico: a assinatura da Lei Imperial nº 3.353, popularmente conhecida como Lei Áurea, que em 13 de maio de 1888 aboliu a escravidão no Brasil.
- ATUALIZAÇÕES: Janete Aparecida detalha retorno ao Brasil após deixar zona de conflito em Israel
- Pratos de porcelana se tornam arte decorativa com pintura à mão
- Vinagre quente com detergente limpa o box do banheiro sem esfregar
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
Durante a celebração, um dos momentos mais simbólicos ocorre quando é feita a leitura da Lei Áurea. Esta leitura é realizada por uma personagem representando a princesa Isabel, acompanhada por sua guarda e por figuras que simbolizam escravos em correntes. Em seguida, essas correntes são retiradas e, o Terno de Moçambique entoa o tradicional Canto da Libertação.
Logo após a missa, por volta das 15h30, será realizada uma procissão que sairá da Rua São Paulo, passando pela Avenida Antônio Olímpio e Rua Rio de Janeiro, com destino final à Praça do Santuário. Já às 16h, será servido o tradicional Café de São Benedito para as guardas, também na Praça do Santuário.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, o evento é mais do que uma manifestação religiosa; se trata de um momento de valorização da identidade cultural da cidade. “A Secretaria Municipal de Cultura organiza o evento em conjunto com a CongaDiv. A Missa Conga é uma tradição porque abre oficialmente as festividades do reinado em Divinópolis.