Gabriel Rodrigues

Com as férias chegando, o verão e a temperatura em alta, muitas pessoas aproveitam esse período de descanso e calor e procuram rios, lagoas e clubes para se refrescarem. Mas é também nesse período que o número de afogamentos e acidentes na água também cresce. E para quem frequenta esse tipo de local é preciso ter atenção redobrada para evitar acidentes. Em Formiga, militares do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros realizam nesta semana um treinamento para capacitar funcionários de clubes da cidade e região do Lago de Furnas. A ideia é prepara-los para os primeiros atendimentos.

De acordo com o comandante do 5º pelotão, 2º Tenente Mateus Cunha Campos, o treinamento atende uma demanda dos proprietários de clubes da região e também da população, que vai se sentir mais segura.

“O treinamento atende a uma norma estadual para os clubes que devem oferecer este tipo de serviço e também previne e traz a primeira resposta em caso de salvamento”, explica. 

O curso é gratuito, termina nesta sexta-feira (18), com a duração de 40 horas. Além de qualificar, a preparação é uma alerta para as emergências no período de férias, Carnaval e verão. As aulas são ministradas na sede do batalhão, na MG-050, e nos clubes da cidade em um esquema de revezamento. Segundo Tenente Cunha, o objetivo é que os alunos aprendem noções de treinamento pré-hospitalar e salvamento aquático e a perspectiva é que a iniciativa seja praticada nos outros municípios de abrangência do pelotão.

“Apesar de estarmos em uma região com muitos clubes, com o Rio São Francisco e o Lago de Furnas, não temos muitos registros de afogamentos. Mas é sempre importante estarmos bem preparados”, ressalta. 


 

Dicas

O Corpo de Bombeiros ainda orienta que em barco, caiaque ou lancha, é necessário usar sempre colete salva-vidas e nunca tirar a proteção para mergulhar. Também é preciso obedecer à sinalização de perigo e manter distância das pedras e bocas de rios, pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo. É recomendado nunca entrar na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves, dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio. Também é importante não deixar crianças brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.

Ao escolher o local para nadar, procure um local conhecido e vá sempre acompanhado, não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas, não faça uso de bebida alcoólica, não se afaste da margem e não pule de cima de cachoeiras.

No ano passado, a corporação atendeu em todo estado 385 ocorrências de afogamento. Na maioria das vezes, o uso de bebidas alcóolicas ainda é um dos grandes causadores dos casos. O uso do álcool, aliado ao fato das pessoas escolherem locais desconhecidos e sem segurança para nadar pode resultar em mais uma ocorrência. Ainda de acordo com o Tenente Mateus Cunha Campos, em caso de afogamentos, é orientado; caso as pessoas que estejam próximas ao incidente, não entrar na água para realizar salvamento para não se tornar uma segunda vítima e acionar de imediato o Corpo de Bombeiros.

“Em caso de afogamento, se a pessoa não tem técnica, não deve se arriscar. Caso tenha algum equipamento, como garrafa pet ou isopor, deve jogar na água para ajudar no resgate. E não se esquecer de acionar os Bombeiros pelo 193”, finaliza.