Mineradora nega explosão e diz que abalos sísmicos não têm relação com as atividades da empresa

Marcelo Lopes

De acordo com o Observatório Sismológico de Brasília (Obsis), um tremor de terra foi registrado em Pará de Minas, durante esse domingo (26). Segundo a entidade, a intensidade dos temores foi de 1.6 na escala Richter.

Nas redes sociais, moradores comentaram sobre o caso. Alguns disseram sentir na região do Villa Ferreira, Providência, Santa Edwiges e Recanto da Lagoa.

Em contato com o Corpo de Bombeiros, o PORTAL recebeu as informações de que foram registradas ligações sobre o tremor, porém nenhuma ocorrência foi realizada e também não há registros de feridos. De acordo com os militares, boa parte das ligações vieram da região do Recanto da Lagoa.

Outros usuários na internet acreditaram que o tremor era oriundo de uma explosão na Lamil, uma mineradora localizada em Pará de Minas, porém, em nota, a empresa disse após a realização de inspeções técnicas, os abalos sísmicos não foram ocasionados pelas atividades do local e que não há expediente nos domingos.

“Ressaltamos que os desmontes realizados em nossa mina a céu aberto são feitos seguindo rigorosamente as normas pertinentes. Em todos os desmontes, são realizadas medições sismográficas, as quais atestam que os níveis de vibração e ruído estão abaixo do exigido em norma”, comunicou.

Histórico

Segundo o site do Obsis, os últimos tremores registrados em Pará de Minas foram nas magnitudes de 1.7 e 2.1 na escala Richter, ambos ocorridos em 1º de novembro de 2016, em um intervalo de 18 minutos.

Em 04 de janeiro do mesmo ano, um tremor de 2.3 de magnitude também foi registrado, durante a manhã.