Prêmio pretende reconhecer publicamente as escolas estaduais que se destacaram; Três instituição serão homenageadas na cidade
Para reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas estaduais que impactaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ano-base 2019, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) começou, nesta segunda-feira (21), uma série de reuniões on-line com as escolas que receberão o Prêmio Ideb Transformação. Em Divinópolis, três instituições serão premiadas.
O Prêmio pretende reconhecer publicamente as escolas estaduais que se destacaram no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no Ideb. As escolas foram premiadas em cinco categorias: Ideb; variação do Ideb; desempenho; variação de desempenho; e gestão.
Em Divinópolis, serão premiadas as escolas Padre Matias Lobato (8.2), ensino fundamental dos anos iniciais; a Joaquim Nabuco (6.5), ensino fundamental dos anos finais; e a Ilídio da Costa Pereira (5.5), ensino médio.
Em linhas gerais, a rede estadual, em Divinópolis, alcançou índice 7.2 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5.6 dos finais, ficando em cima do projeto; e 4.7 do ensino médio.
Rede municipal
Já na rede municipal, o município não atingiu a meta projetada nem nos anos iniciais e nem finais. Pela primeira vez desde 2007, Divinópolis não atingiu a meta para os anos iniciais do ensino fundamental. Projetada em 6.6, as escolas obtiveram índice de 6.4. Já nos anos finais, pela segunda avaliação consecutiva, o município não alcançou a nota. Prevista em 5.5, ela ficou em 4.8.
O Ideb avalia a qualidade de ensino das instituições.