Equipamentos foram conquistados por meio do Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal com articulação do vereador Vítor Costa
O vereador Vítor Costa (PT) anunciou nesta terça-feira (7/10) a chegada de três novos laboratórios de informática a instituições sociais de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A conquista ocorreu por meio do Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal, desenvolvido em parceria entre o Ministério das Comunicações e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A cerimônia de entrega aconteceu em Belo Horizonte, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, assim como da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
Instituições beneficiadas
Três entidades divinopolitanas receberão os novos laboratórios:
- Centro Espírita Jesus de Nazaré (Bairro Niterói) — oferece cursos profissionalizantes à população de baixa renda.
- Samaritana Sociedade de Assistência a Pobres (Bairro Sidil) — atende crianças e adolescentes em acolhimento institucional.
- Movimento Unificado Negro de Divinópolis (MUNDI) (Centro) — atua na promoção da igualdade racial e na formação profissional da população negra.
De acordo com o vereador, os computadores são recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) e entregues a instituições que atuam em territórios de vulnerabilidade social, promovendo inclusão digital e acesso à tecnologia.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Compromisso com a inclusão e a igualdade
Conforme o vereador Vítor Costa, a iniciativa amplia oportunidades e reduz desigualdades:
“Esses computadores vão transformar realidades. A tecnologia precisa ser uma ponte para oportunidades, especialmente nas periferias e nas instituições que trabalham com crianças, adolescentes e pessoas em vulnerabilidade. Nosso mandato tem atuado para garantir que Divinópolis seja lembrada nas políticas públicas federais”, afirmou.
Ele também reforçou que continuará buscando novas parcerias com o Governo Federal. Assim, para expandir o alcance do programa.
“Vamos seguir dialogando com os ministérios e com o Governo Federal para ampliar o alcance dessa iniciativa. A inclusão digital é uma ferramenta de cidadania, trabalho e dignidade”, completou.
Programa visa inclusão por meio de laboratórios de informática
Criado em 2010, o Programa Computadores para Inclusão já doou mais de 64 mil computadores a instituições em todo o país. Assim, criando 5 mil Pontos de Inclusão Digital implantados e capacitando 64 mil pessoas em cursos, bem como em oficinas de tecnologia.



