O serviço é referências para outros estados (Foto: Divulgação/HSJD)

O serviço é referências para outros estados (Foto: Divulgação/HSJD)

Inaugurada em 1990, a Unidade de Nefrologia do HSJD, foi resultado da vontade de toda a diretoria do hospital e de profissionais da área em ampliar o atendimento às pessoas que padeciam de problemas renais, não só em Divinópolis, mas também nas cidades vizinhas. Naquela época, apenas três profissionais deram início a um trabalho pioneiro na região.

 

Desde então, a Unidade estabeleceu o seu diferencial de qualidade, expresso também pela modernidade de suas instalações, recursos tecnológicos, desenvolvimento científico, disciplina e atendimento humanitário. Atualmente, a Unidade de Nefrologia realiza 3.082 sessões de hemodiálise por mês e conta com aproximadamente 100 profissionais qualificados que atendem 90% dos pacientes da unidade pelo SUS em Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise, Diálise Peritoneal, Transplante.

 

Ilacir Faria Silva é paciente da Unidade de Nefrologia há oito anos e diz que a estruturada unidade e profissionalismo dos colaboradores sempre deixam os pacientes mais tranquilos e confiantes para o tratamento. “O atendimento da Nefrologia sempre foi eficaz! Nós esperamos que com toda a modernidade disponibilizada pela unidade, possamos ter uma expectativa de vida cada vez maior”, declara o paciente.

 

Preocupada também com a formação de novos profissionais nesta especialidade, a Nefrologia do HSJD oferece preceptoria para alunos da Universidade de Itaúna, residência e especialização médica de acordo com a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia)e assessoria aos alunos da UFSJ, por meio da Liga Acadêmica de Medicina.

 

Dr. Edson Vasconcelos, médico Nefrologista do Hospital São João de Deus, explica que a unidade disponibiliza de serviços tanto em procedimentos médicos, quanto em atividades de ensino, como o Programa de Especialização em Nefrologia que é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. “Esta especialização é oferecida no Centro de Terapia Intensiva, onde o residente permanece por 12meses e também participa de algumas atividades em horários livres aqui na Unidade”, relata Dr. Edson.

 

Ainda dentro das atividades de ensino, a Nefrologia também possui o Programa de Residência Médica, que é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura. “A Residência Médica existe há mais de 3 anos em nossa Instituição. No primeiro ano trabalhamos basicamente com teorias, e os outros dois anos, os alunos acompanham diretamente todas as atividades inerentes à especialidade”, salienta Dr. Edson.

 

O transplante renal também é oferecido aos nossos pacientes de Divinópolis e região. Atualmente a Unidade conta com uma equipe formada há dois anos e que vem de Belo Horizonte para realizar todos os procedimentos necessários para o transplante. “Sempre quando há algum paciente nosso que é escolhido pelo MGTransplantes para realização de transplantes com um órgão de doador falecido, a equipe se desloca para Divinópolis e aqui realiza o procedimento, assim como os procedimentos inter vivos”, explica Dr. Edson.