Quadrilha modificava os aviões para transportar a droga (Foto: Divulgação/PF)
Quadrilha modificava os aviões para transportar a droga (Foto: Divulgação/PF)

Quadrilha modificava os aviões para transportar a droga (Foto: Divulgação/PF)

Três pessoas da região Centro-Oeste foram presas durante a operação Veraneio da Polícia Federal, realizada nesta terça-feira (04). O objetivo foi desarticular uma quadrilha de tráfico de drogas internacional que atuava no Brasil, Honduras e Venezuela.  As prisões ocorreram em Pará de Minas (2), Formiga (1) e Belo Horizonte(2).

De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa atuava comprando aviões no Brasil, onde as aeronaves eram adaptadas para o transporte de cargas e tinham os prefixos de identificação alterados. Os aviões eram então levados para a Venezuela e Honduras, onde eram deixados para serem usados por traficantes para transportar drogas.

No Brasil a operação cumpriu 48 mandatos judiciais em quatro Estados. Além de Minas, foram feitas prisões em São Paulo, Amazonas e Mato Grosso, onde ficava a base da quadrilha, em Sinop. Durante a ação foram apreendidos cerca de R$ 6,5 milhões, jóias, carros e diversos documentos.

Os presos responderão por crime de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional.

A operação teve apoio da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira.