Começa nesta segunda-feira (01), a troca dos ingressos para as atrações da terceira edição da Festa Literária de Divinópolis (Flid), que acontece entre os dias 18 e 21 de agosto no Complexo Usina Gravatá. Como nas últimas edições do evento, cada convite pode ser trocado por um livro de literatura novo ou usado, em bom estado de conservação. A novidade é que, em 2016, são dois pontos para efetuar as trocas: a livraria Boutique do Livro e a loja da Katuxa Calçados que fica na Av. 21 de Abril, nº 499, no Centro.
Os interessados em participar dos encontros com alguns dos principais nomes da literatura do Brasil em Divinópolis devem se apressar, pois os lugares da plateia do Teatro Usina Gravatá são limitados a 300 espectadores. Não há limite para a troca de ingressos para quem quiser assistir a todas as atrações, mas cada pessoa pode trocar apenas 2 ingressos para cada encontro específico.
De acordo com Joubert Amaral, organizador da Flid e editor da Gulliver Editora, o objetivo da Festa é incluir o máximo de pessoas.
“Pedimos que as pessoas façam a troca dos livros pelos ingressos já nos primeiros dias, pois nas duas primeiras edições as entradas se esgotaram rapidamente. Outro ponto importante é o tipo de livro a ser levado na troca: devem ser levadas obras de literatura, e não exemplares didáticos”.
Em caso de não lotação do teatro, haverá uma tolerância de 15 minutos após o horário estabelecido para o início das atrações, para aqueles que trocaram o ingresso entrarem no ambiente. Caso esse prazo termine e ainda tenha lugares vazios no teatro, as pessoas interessadas em assistir aos encontros poderão fazê-lo mediante a troca de livro no próprio local e respeitando a ordem de chegada.
Responsabilidade Social
Além de beneficiar a população de Divinópolis e região com a oportunidade de conhecer de perto grandes nomes da literatura, a Flid ainda deixa um importante legado social e cultural para o município. Desde a primeira edição do evento, em 2004, mais de 3.200 livros já foram arrecadados pela troca de ingressos e doados para a Biblioteca Pública Ataliba Lago. Em 2015, foram mais de 2.000 livros entregues.
Segundo Joubert Amaral, para este ano a ideia é fazer ainda mais pela cidade. Os livros arrecadados na edição 2016 serão divididos: parte será doada para a Biblioteca Ataliba Lago e outros exemplares serão destinados a uma nova biblioteca que será montada pela organização da Flid em um local carente da cidade. Trata-se de um projeto piloto, para que, nas próximas edições, novos espaços possam ser montados em diferentes regiões. Com isso, o próprio público da Festa Literária contribui com o desenvolvimento literário da região.
Paula Pimenta
Uma das atrações mais aguardadas da FLID 2016, especialmente pelas adolescentes, é a escritora juvenil Paula Pimenta, de grande sucesso no Brasil. A organização da FLID informa que, devido à grande procura por fotos e autógrafos da autora haverá um esquema especial de entrada no teatro no domingo (21/08), data de sua apresentação. Excepcionalmente nesse dia, a localização do assento no teatro respeitará a ordem de chegada dos fãs da autora, de modo a facilitar as fotografias e autógrafos após o bate-papo, que respeitará essa mesma ordem de entrada e assento.
A programação completa da FLID 2016, com datas, horários e atrações, está disponível no www.flid.com.br.