Presidentes se encontraram na ONU e marcaram reunião entre Brasil e EUA para a próxima semana
Donald Trump afirmou ter sentido uma “química excelente” com Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro na Assembleia Geral da ONU e anunciou que pretende se reunir com o presidente brasileiro já na próxima semana.
Encontro na ONU chama atenção
Trump discursou logo após Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas e aproveitou para tecer elogios ao presidente brasileiro. Ele o chamou de “homem muito agradável”, dizendo que os dois tiveram uma conexão positiva: “conversamos e concordamos que devemos nos encontrar na próxima semana”.
- Prefeito mira previdência e sindicatos convocam reação em Divinópolis
- Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões no Edital BDMG Municípios 2026 para financiar infraestrutura e sustentabilidade
- Risco de explosão: Acidente com 60 mil litros de etanol interdita a BR-262
- Avenida JK será interditada para obras em Divinópolis
- Famílias podem ser desclassificadas do Minha Casa Minha Vida em Divinópolis
Tarifas, protestos e política externa
O presidente dos EUA criticou tarifas aplicadas pelo Brasil, classificando-as como injustas, e disse que elas motivaram a imposição de taxas de 50% sobre produtos brasileiros. Ele afirmou, ainda, que defende a soberania dos Estados Unidos e ressaltou sua visão de que acordos devem ser feitos com líderes com os quais se “gosta de fazer negócios”.
Reações e significado diplomático
As declarações indicam uma abertura diplomática entre Brasil e EUA, com possibilidade de estreitamento de relações comerciais se o encontro se consolidar. Observadores ressaltam que momentos como esse, em ambientes multilaterais como a ONU, servem para testar cenários políticos e econômicos entre líderes.



