Vagas devem ser preenchidas na próxima semana; Aulas não foram interrompidas, afirma prefeitura

Alunos do 2º e 5º da Escola Municipal Hermínia Corgozinho, no bairro Bela Vista, em Divinópolis, voltaram das férias sem professores. Duas docentes se aposentaram no dia 1º de agosto, porém ainda não houve substituição.

Ao PORTAL, alguns pais relataram que as aulas estão prejudicadas. Em alguns casos, contaram, as turmas são acopladas. O receio deles é de que o ensino seja comprometido com muitos estudantes em uma única classe.

Sem riscos

Dos 528 alunos da escola, 64 estão cursando o 2º ou 5º ano. Hoje, a escola conta com duas turmas de 2º ano com 20 estudantes cada e, apenas uma está sem professor. A de 5º ano tem 24.

A diretora da instituição, Maria Tereza Silva descartou qualquer possibilidade dos estudantes ficaram sem aula. Segundo ela, as vagas ainda não foram preenchidas por questão de calendário.

As aulas foram retomadas no dia 30 de julho e as professoras se aposentaram no dia 01 de agosto. Entretanto, a publicação não saiu dentro da data de convocações e contrações – que ocorrem sempre às terças.

Com isso, as vagas devem ser colocadas à disposição do aprovados no concurso público nesta terça (13). Caso, nenhum deles se interessem, deverá ocorrer a contratação.

Enquanto isso, as alunas ocorrem normalmente com o suporte dos professores eventuais. Ainda segundo a diretora, a escola recebe estagiários da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) que dão suporte.

Prefeitura

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura ratificou as informações da diretora e disse que até terça as vagas serão preenchidas.

Desde o início das convocações dos aprovados no concurso, a escola já recebeu seis, segundo quatro professores regentes para os 1º, 2º, 3º e 4º anos, e outros dois eventuais.