Funedi Uemg Divinópolis Feicintec
Os alunos cobram mais segurança na região da universidade (Foto: Arquivo/PCO)

A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) publicou edital de consulta pública para escolha do novo diretor administrativo da unidade Divinópolis. Desde a estadualização da instituição em 2014 não havia um nome fixo. Vários foram ventilados como o do ex-prefeito, Demetrius Pereira e de também de Humberto Pozzolini.  

As inscrições para as candidaturas serão realizadas na próxima segunda (04) e terça-feira (05). Até o momento há dois nomes extraoficiais interessados no cargo, do professor de psicologia André Martins (militante do PT); e do professor de engenharia civil, Thiago Novais (filho do superintendente da Regional de Educação, Silvio Novais).

Pode se candidatar qualquer professor designado no primeiro semestre para lecionar em Divinópolis, Abaeté e Cláudio. A campanha será do dia 07 a 12 de abril e a consulta pública será no dia 13 do mesmo mês. Podem votar professores, técnicos administrativos e alunos. O resultado sai no dia 18 de abril. Ele será entregue a reitoria.

As inscrições deverão ser feitas na Diretoria Acadêmica de Divinópolis por meio físico ou eletrônico, mediante formulário de inscrição próprio, assinado e escaneado para diretoriaacademicadivinopolis@uemg.br de 8h às 12h; de 13h às 20h30. Os votos serão secretos, em papéis e facultativos.

Processo

A consulta pública ocorrerá após pressão do Diretório Acadêmico (DA) e da coordenação da unidade. Outro fator que contribui foi a manifestação pública do professor Gilson Soares em deixar o cargo a partir de abril. Ele estava à frente da diretoria até que outra pessoa fosse nomeada para o cargo.

“A construção foi feita no sentido de garantir que todos os estudantes tivessem direito de participar do processo de consulta. Tratamos como consulta, por que como não tem professores efetivos, não pode realizar eleição”, comentou o presidente do DA, Marlon Henrique.

O DA irá se posicionar em relação aos possíveis nomes após o período de registro de candidaturas. Será feita uma sabatina com os candidatos e ouvindo o Conselho de Centro Acadêmicos, o Diretório se posicionará.

“O DA irá se posicionar e, inclusive, fará campanha para o candidato que melhor contemplar as revindicações dos estudantes. Temos como pauta o concurso de professor e a implantação do restaurante popular”, completou.

O Diretório também defende a ampliação dos processos democráticos na universidade; ampliação das consultas de coordenadores de cursos; e maior participação dos estudantes na gestão da unidade.