Alunos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Dona Lindu, sob a coordenação do Prof. Eduardo Henrique Lima, iniciam na próxima semana o projeto CIPPE – Curso Intensivo Preparatório para o ENEM, voltado para alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Divinópolis.
Este é um projeto de extensão que tem como principal objetivo ampliar as chances de acesso ao ensino superior por parte dos estudantes egressos de escolas públicas. Segundo um dos autores do projeto, o estudante de medicina Lucas Rossiter, a assimetria entre as escolas públicas e privadas dificultam a entrada no ensino superior dos alunos que não têm opção de pagar pelos estudos e precisam concorrer a uma vaga com aqueles que conseguem se formar em escolas particulares.
Diante dessa situação, alunos dos cursos de graduação da UFSJ se propuseram a criar o Curso Intensivo Preparatório para o ENEM que será ministrado a 47 alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Divinópolis.
De acordo com Lucas Rossiter, o curso oferecerá aulas das disciplinas Português, Redação, História, Geografia, Biologia, Física I e II, Matemática I e II e Química I e II e Língua Estrangeira.
O projeto teve o total apoio da Superintendência Regional de Ensino que disponibilizou uma sala na Escola Estadual Dona Antônia Valadares onde as aulas ocorrerão. O curso será ministrado de segunda a quinta de 19h às 22h, nas sextas de 19h às 21h e aos sábados, de 9h a 12h e 14h ás 16h.
Além das aulas expositivas, os alunos poderão frequentar monitorias para tirar dúvidas referentes a exercícios propostos em sala de aula, aos sábados, de 14h às 16h, bem como ter suas redações corrigidas pelos monitores. Em outros dois sábados, serão realizados simulados com questões elaboradas nos moldes do ENEM, para a autoavaliação por parte de estudantes.
O critério de seleção dos alunos que participarão do curso foi definido pela Superintendência Regional de Ensino que disponibilizou uma vaga para cada turma de 3º ano de Divinópolis. Como são 47 turmas, foram selecionados 47 alunos.