Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ Divinópolis
A UFSJ levou nota 5 em outros quesitos (Foto: Divulgação)

Redação

Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ Divinópolis

39 alunos fizeram a prova e receberam nota 2, a menor já recebida pela instituição (Foto: Divulgação)

Quase um mês depois, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) resolveu se manifestar sobre a reprovação do curso de medicina pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de nota a UFSJ afirmou que obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade da Educação Superior no país, em uma escala que varia de 1 a 5. O que, segundo a nota, coloca a universidade entre as 50 melhores do país.

O resultado, divulgado em 19 de dezembro de 2014 pelo Ministério da Educação e INEP, são relativos ao ENADE 2013. Nesta edição do Exame, todos os cursos avaliados na UFSJ obtiveram nota 4: Engenharia Agronômica no Campus Sete Lagoas, Enfermagem e Farmácia no Campus Centro-Oeste (CCO), em Divinópolis, e Zootecnia no Campus Tancredo Neves em São João del-Rei, com exceção da Medicina do CCO.

Medicina (CCO)

Em outubro de 2013, a comissão de avaliadores especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em visita ao Campus Centro-Oeste, em Divinópolis, reconheceu a excelência das condições de oferta do curso, atribuindo a ele o conceito 4, a melhor nota concedida na ocasião a um novo curso de Medicina. Nesta avaliação, os especialistas levaram em consideração a infraestrutura, os laboratórios de ensino, a qualificação do corpo docente e, em especial, a organização didático-pedagógica.

Já na realização das provas do ENADE 2013, ocorrida em novembro do mesmo ano, com a participação de 39 estudantes concluintes, o curso de Medicina (CCO) recebeu conceito insuficiente – 2.

 “A atitude desses estudantes revela falta de compromisso e deslealdade para com a Instituição que os acolheu e ofereceu formação profissional gratuita em carreira de grande relevância social. É lamentável que um jovem que estudou em uma instituição pública, mantida com o dinheiro dos contribuintes, seja incapaz de retribuir, de modo decente, quando convocado a uma justa avaliação profissional.

A UFSJ aguarda nova visita dos avaliadores do INEP e esclarece que não há nenhuma alteração na oferta de vagas para os próximos processos seletivos.