ônibus adaptados em Divinópolis
Adaptação total da frota e falta de infrestrutura das vias também pesam na planilha (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Com o apoio da PROEX-UFSJ e da Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) o técnico da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Adriano Guimarães Parreira, juntamente com o estudante bolsista Rafael Pacheco, iniciaram a segunda etapa do projeto de extensão denominado “Ciência em Movimento”. O projeto visa fomentar a popularização da ciência a partir da divulgação dos avanços científicos e tecnológicos a usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Divinópolis.

De acordo com Adriano Parreira, foram afixados cartazes em algumas linhas de ônibus urbanos de Divinópolis que traduzem para uma linguagem mais popular temas atuais e diversos de interesse científico e tecnológico que convergem ou se relacionam ao cotidiano dos indivíduos da comunidade. O espaço será utilizado também para divulgar os resultados e aplicações de pesquisas científicas desenvolvidos no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, procurando despertar a atenção geral da população para os imensos benefícios que podem advir da pesquisa científica estimulando o acesso e a apropriação do conhecimento científico ao público em geral.

Durante os 12 meses de desenvolvimento do projeto serão trabalhados 8 temas, que serão tratados com uma linguagem acessível e de fácil entendimento a todos. A primeira publicação trata do tema “Aedes aegypti- implicações da proliferação e possível controle biológico baseado em mosquitos transgênicos e na presença de Wolbachia”.

Outros assuntos como aquecimento global, AIDS, drogas e álcool, Acidente Vascular Cerebral, câncer de mama e próstata, Mal de Alzheimer e fosfoetanolamina também serão abordados, dentre outros, durante a duração do projeto.

Além da divulgação nas linhas do transporte coletivo da cidade, foram criados também como canais interativos um blog e uma página no facebook destinados a fomentar a discussão e profundamento dos temas abordados.

Neles serão disponibilizados os textos digitalizados e haverá espaço para críticas e sugestões. O endereço eletrônico do blog é cienciasnoonibus.blogspot.com e da página é facebook.com/projeto.cienciasnoonibus.