UFSJ irá realizar exames de Covid-19 em Divinópolis

Parceria foi firmada com a prefeitura para agilizar o sistema de análise dos exames para diagnóstico mais rápido

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou junto a Universidade Federal São João Del Rei – Campus Dona Lindu (UFSJ), o processo de parceria para a realização dos exames de diagnóstico de Covid-19, que serão disponibilizados à rede pública. O objetivo é agilizar o sistema de análise dos exames, favorecendo o diagnóstico mais rápido.

O convênio está em andamento e possibilitará que os exames (diagnóstico para detecção da doença), na região macro, atendida por Divinópolis, sejam realizados na universidade. Até o momento, o material biológico dos pacientes, colhidos na rede pública daqui de Divinópolis, são encaminhados ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.

A Prefeitura ficará responsável por fornecer os kits, reagentes e consumíveis necessários para execução dos testes, assim como os EPIs. O município disponibilizará um profissional com formação em Análises Clínicas para capacitação, acompanhamento das análises e suporte na realização dos exames. Também ficará responsável por todas as etapas referentes à coleta das amostras clínicas e envio à UFSJ, e por emitir o laudo com seu responsável técnico após o envio ao setor de saúde, do resultado por parte da UFSJ.

A universidade disponibilizará o espaço físico, o uso dos equipamentos já existentes para realização dos testes e outros que serão adquiridos com recursos advindos do MEC, especificamente para o diagnóstico molecular. Providenciará corpo técnico científico para a realização de exame e os procedimentos operacional padrões (POP), para que a Prefeitura possa enviar as amostras em perfeitas condições para análise. Ainda fica encarregada de capacitar e treinar o profissional cedido por parte da Prefeitura para diagnóstico da Covid-19.

Segundo o Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, a Prefeitura e a Universidade têm selado parcerias desde o início da pandemia com o objetivo de unir forças no combate à doença. E este novo projeto ajudará para agilizar na identificação do vírus no município.

“Desde o início a Semusa e outros setores da prefeitura tem firmado parcerias com a UFSJ que estão contribuindo muito para o enfrentamento do coronavírus. Este novo convênio é de grande importância, porque anteriormente, os exames precisavam sair daqui e ir a Funed para análise. Todo processo demorava muito. Ainda mais porque a Funed é responsável pela realização dos exames de toda rede pública do estado. Agora, a universidade passa a fazer este procedimento, o que encurta o prazo para diagnóstico, contribuindo assim para resultados rápidos que nos auxiliarão no mapeamento do vírus na cidade e região”, ressalta Amarildo.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.