Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ Divinópolis
A UFSJ levou nota 5 em outros quesitos (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebeu do INEP nota 4, numa escala de 1 a 5. Esse conceito foi definido pela comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, após visita, no mês de maio. A presença da comissão é parte da etapa final do processo de recredenciamento da instituição.

Essa avaliação in loco passou a ser realizada de forma periódica, em cumprimento ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de assegurar critérios qualitativos para o ensino público de terceiro grau.

Os avaliadores do INEP analisaram cinco eixos que, segundo o Instituto, permitem traçar um panorama da qualidade da instituição avaliada. Os eixos Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura receberam notas específicas, cuja média total foi 4.4, atribuindo à UFSJ o conceito final 4. Caso a média tivesse atingido 4.6 a nota da instituição seria elevada à máxima.

Ao final da avaliação, a comissão emitiu um relatório completo, levando em consideração a análise de documentos apresentados pela Administração da UFSJ, os resultados da Pesquisa de Autoavaliação Institucional, bem como das reuniões realizadas com todos os segmentos da comunidade acadêmica, atribuindo o perfil “Muito Bom de Qualidade” à instituição.

Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ Divinópolis

A UFSJ levou nota 5 em outros quesitos (Foto: Divulgação)

“Este resultado se deve a um conjunto de ações e políticas que foram desenvolvidas pela atual administração da UFSJ, como, por exemplo, ter adotado entre seus eixos estruturantes a construção de uma relação mais orgânica entre o planejamento e a avaliação”, explica o professor Carlos Henrique Gerken, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFSJ.

Nesse sentido, o PDI foi reestruturado, com a reorganização das metas acadêmicas e administrativas para 2018.

Nota 5

A UFSJ recebeu nota 5 em vários outros pontos, como o próprio processo de autoavaliação e o relatório final, o que significa que o trabalho realizado pela CPA pode identificar com fidedignidade os pontos fortes e fracos da instituição.