UFSJ sedia capacitação para profissionais de saúde em Divinópolis

Minas GeraisPadrão
Por -30/03/2025, às 16H12abril 1st, 2025

Evento contará com Vacimóvel e presença de Zé Gotinha para atualizar situação vacinal

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Dona Lindu, em Divinópolis, promove nos dias 1º e 2 de abril uma capacitação intermunicipal voltada para profissionais da saúde.

O evento acontece das 8h às 17h e, além disso, contará com o Vacimóvel e a presença do personagem Zé Gotinha, que, por sua vez, vai atualizar a situação vacinal da comunidade acadêmica.

Os organizadores decidiram batizar o treinamento de “Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI)”. O público-alvo inclui, principalmente, os responsáveis técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas e dos Serviços de Imunizações dos municípios.

Além desses, médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária, Secundária, Urgência e Emergência e Hospitais de Referência também fazem parte do grupo de participantes.

Durante a capacitação, os profissionais vão aprofundar temas como detecção de casos, notificação assertiva e investigação em nível municipal.

Desse modo, o evento pretende aprimorar os processos e, consequentemente, garantir maior segurança no acompanhamento de eventos adversos após a vacinação.

A Prefeitura, por sua vez, ressalta a importância da comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e o conhecimento sobre protocolos de notificação e investigação.

Os interessados devem, portanto, se inscrever pelo formulário do Google Forms. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) organiza as inscrições, a fim de facilitar o processo.

Parcerias e organização

O Serviço de Atenção Especializada (SAE) – Ampliado Macro-Oeste, a SRS e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) idealizaram o evento em conjunto.

A UFSJ, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviço de Saúde (NEPAG) e do Projeto de Extensão Capacitação e Parcerias na Vacinação de Grupos Vulneráveis, também apoia a iniciativa.

Além disso, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Prefeitura de Divinópolis também colaboram na organização.