Como as equipes de segurança estavam próxima, vítima foi resgatada em dois minutos
Uma pessoa, sem gênero e idade divulgados, se afogou, nesta terça-feira (29/11), no Rio Itapecerica em Divinópolis (MG). No momento que o Corpo de Bombeiros foi acionado, era realizado um simulado de salvamento em águas rápidas próximo ao local.
O simulado era promovido em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e Polícia Militar.
Este fato, de acordo com os bombeiros, possibilitou um tempo-resposta de apenas 2 minutos até o local com todo o conjunto das forças de segurança pública e saúde que estão preparados para atender ocorrências de salvamento aquático.
Segundo testemunhas, a vítima se jogou e permaneceu na superficie da água à margem esquerda do rio.
“Assim que os bombeiros e demais viaturas chegaram no local, preparam a cena posicionando viaturas e militares em ambas as margens do rio para fazer o resgate da vítima”, informou os bombeiros.
Momentos após a chegada, três militares entraram na água para resgatar a vítima. Logo após o resgate,uma equipe do Samu procedeu a ressucitação cardio-pulmonar e demais procedimentos médicos de ressucitação, tendo em vista que a vítima estava em parada cardio-respiratória.
A ação imediata e efetiva dos bombeiros e do Samu possibilitou a vítima recuperar os sinais vitais e ser levada estabilizada para atendimento médico hospitalar.