Unidades de Saúde em Bom Despacho passarão por reorganização e redivisão territorial
Unidades de Saúde em Bom Despacho passarão por reorganização e redivisão territorial(Foto: reprodução/Prefeitura de Bom Despacho)

 A atualização das áreas de cobertura de assistência à saúde se dá em virtude fatores como crescimento geográfico, aumento populacional e diferenças de condições

A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando necessárias e importantes mudanças a fim de atender com mais eficácia os usuários das UBSs.

Atualizar o planejamento territorial de saúde é uma medida necessária como forma de reordenar a rede de serviços de Bom Despacho para melhor atender os pacientes, buscando resolutividade das demandas de saúde de acordo com a realidade local de cada área e ainda tomando como base que a última atualização territorial a nível municipal ocorreu há mais de 10 anos.

A secretária de Saúde, Tamara Bicalho, informou que a atualização das áreas de cobertura de assistência à saúde se dá em virtude de vários fatores: crescimento geográfico, aumento populacional e diferenças de condições que impactam no cuidado da saúde. Pela primeira vez na história de Bom Despacho, a zona rural ganhará uma atenção especial e terá seus direitos à saúde garantidos com plenitude.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP

Nesse sentido, a proposta é que essa reorganização das áreas territoriais de saúde se efetive no início de dezembro. Será um processo muito cauteloso, efetivando um estudo que está acontecendo há meses. Toda a cidade passará por reformulação. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) comunicarão todas as famílias sobre as mudanças que ocorrerão.

Área Central

Com a reorganização do fluxo de saúde, que acontecerá em toda a cidade, a UBS Doutor Hugo, que hoje funciona na área central, ganhará um novo espaço físico que ficará a pouco mais de um quilometro da atual sede, ainda na região central, passando a funcionar em uma unidade própria de saúde que possui estrutura física dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, visando inclusive a garantia de acessibilidade à população a esta referenciada, diferente da atual sede que é uma casa residencial alugada e adaptada para atender a população.

A UBS Doutor Miguel não será fechada e nem sofrerá alteração de endereço. Com isso, a população da área central não sofrerá impacto significante.

Zona Rural

Parte da população de Zona Rural passará a ser atendida na UBS Ana Rosa. Visando um olhar diferenciado. Além disso, a estratégia é melhorar condições de acompanhamento e acesso dessas populações aos serviços de saúde. Desse modo, através da centralização de atendimentos em unidades específicas, garantindo também o acesso às UBSs. Outro ganho é a chegada de novos agentes que visa garantir a visita do agente comunitário a essas famílias.