A vacina contra o vírus da hepatite A já está incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde/Vigilância Epidemiológica, está distribuindo as vacinas para as unidades de saúde do município. Até o final desta semana, todos os centros de saúde estarão com a vacina disponível. Já as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) deverão estar com as vacinas em estoque até o final da próxima semana.
A imunização contra hepatite A engloba uma faixa etária geralmente muito presente nos postos de saúde, pois o primeiro ano de vida é o período com maior ciclo de vacinação. Por isso, a vacina entra na rotina e não por meio de uma campanha de imunização.
“Neste primeiro ano, quando está sendo feita a implantação desta vacina no Calendário Nacional, toda criança que nasceu a partir de 01/07/2012, e que tenha mais de um ano de idade, terá direito a uma dose da vacina até 31/12/2014. Para que estas crianças não percam a oportunidade de vacinar, as equipes irão realizar busca ativa de cartão espelho dos menores de dois anos”, explicou a referência técnica em imunização, Marcela Machado.
Voltada, essencialmente, para crianças de um ano a dois anos de idade incompletos, a imunização foi incluída no calendário como uma medida preventiva, pois a doença possui fácil transmissão.
“A hepatite A é uma doença de fácil contágio, podendo ser transmitida pela água contaminada, alimentos, tornando difícil o controle e prevenção. Estudos mostram que países onde a vacina já é distribuída há algum tempo os resultados são positivos, tanto no quesito diminuição de casos, quanto na gravidade dos mesmos. É difícil cortar o ciclo de transmissão do vírus devido a sua forma de contaminação. Portanto, a melhor maneira de combate é a prevenção”, informa.