Desde sua implantação em Divinópolis, no dia 31 de março, as Unidades Especiais de Assistência à Saúde (UEAS), que foram criadas dentro do Programa SIM Saúde, já atenderam mais de nove mil pessoas. Destes atendimentos 57% dos pacientes são classificados de acordo com o protocolo de Manchester como pacientes verdes, 28% como azuis, 9% como amarelos, e 6% como brancos.
Em Divinópolis, quatro unidades são responsáveis pelos atendimentos de urgência relativa, adotadas no processo de reestruturação da saúde em Divinópolis. As unidades estão localizadas nos bairros São José, Niterói, Centro e Ipiranga. Elas oferecem atendimento de 18h às 22h.
A UEAS que funciona no bairro São José apresentou a maior demanda de pacientes. Desde sua implantação foram recebidos 3 mil pacientes atendidos. Ela é seguida pela UEAS do Centro, com 2.266, a do Niterói, com 2.255, e Ipiranga com 1.607.
[su_pullquote]”Com a abertura das 04 UEAS, os cidadãos contam com a oferta de atendimento médico bem como de enfermagem para casos de urgências relativas não agendadas”, Cristiane[/su_pullquote]
No primeiro mês de implantação, as unidades receberam uma media de 17 a 31 atendimentos por dia, sendo 17 no Ipiranga, 19 no Niterói, 29 no Centro e 31 no São José. Em julho a média se manteve, com 19 atendimentos no Ipiranga, 22 no Centro, 26 no Niterói, e 32 no São José.
Somente no mês de agosto, as unidades atenderam 1.128 pacientes. Deste número, 413 foram atendidos na unidade São José, 362 no Niterói, 182 no Centro e 171 no Ipiranga.
“As unidades oferecem classificação de risco pelo Protocolo de Manchester e atendimento médico de acordo com as necessidades do paciente e capacidade instalada da Unidade. Pacientes com diagnósticos mais complexos são encaminhados a UPA Padre Roberto”, pontua a diretora de Atenção a Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim.