Universidades e escolas de Divinópolis aderem a greve nacional da educação

Ato será nesta quarta-feira (15) contra os cortes de verbas para a educação e a reforma da previdência

Os trabalhadores educação básica e superior pública  de Divinópolis confirmaram adesão à Greve Nacional prevista para esta quarta (15) em todos o país. A ação é em protesto pelos cortes de verbas para educação, anunciados na semana passada pelo ministro da Educação Abraham Weintraub, e contra a reforma da Previdência. 

A paralisação já estava precista desde abril. Ela foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE)  para defender a aposentadoria e o ensino público. Entretanto, o  anúncio do corte de verbas aumentou o apoio à greve.

Em Divinópolis, o ato está previsto para às 15h30. O ponto de concentração será o quarteirão fechado da Rua São Paulo, no centro.

“Iremos manifestar contra o corte de verbas para as universidades, nos programas de pesquisa e além de uma manifestação também contra a proposta apresentada pelo Governo de reforma da previdência que atinge os direitos dos educadores”, disse ao PORTAL CENTRO-OESTE o professor da rede municipal e também da Uemg em Divinópolis, Zé Heleno.

Divinópolis

Segundo Zé Heleno, em Divinópolis, ocorrerá, nesta quarta, uma paralisação das escolas da rede pública estadual, municipal e também de algumas universidades.

Nas escolas, ainda há uma convocação para a inclusão ao ato, mas o professor afirmou que a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), a Universidade Federal de São João Del Rei (Ufsj) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), não deverão funcionar nesta data, na cidade.

Ao PORTAL CENTRO-OESTE, as diretorias do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), do Sindicato de Professores da Rede Particular (Sinpro) e do Sindicato de Trabalhadores da Rede Municipal de Educação (Sintemmd), confirmaram que aderiram ao movimento.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Gerais. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.