Diego Henrique
O vídeo de uma aluna do sétimo período de jornalismo da Faculdade Pitágoras, rebatendo críticas sobre o seu cabelo, se tornou viral nas redes sociais. O vídeo mostra a jovem dentro da sala de aula, respondendo a comentários feitos por colegas de sala.
De acordo com a estudante, Brunielly Keith, de 20 anos, o fato aconteceu na última quinta-feira (18), quando os colegas se reuniram e falaram mal do seu penteado, para uma amiga.
“Na quinta-feira (18) ela foi à aula e eu não fui e esse grupo começou a falar sobre o meu cabelo, com ela. Eles diziam que meu cabelo não era bom, que meu cabelo precisava ser cortado e que eu precisava passar um creme,” disse.
Na segunda-feira (22), a jovem foi à frente da turma e usou trechos do poema “Meu Cabelo Não é Ruim” de Thiago Yuri onde diz que “Meu cabelo não é ruim, ele nunca fez mal a ninguém”.
Uma amiga da estudante gravou o desabafo que foi postado nas redes sociais e já foi compartilhado mais de 175 vezes. A aluna disse que a lição já é o suficiente para alertar a todos sobre o racismo.
Em nota, a Faculdade Pitágoras disse que repudia qualquer tipo de atitude preconceituosa, ato de discriminação ou prática que cause desconforto a comunidade acadêmica e afirmou que a instituição tomará medidas cabíveis no intuito de preservar a tranquilidade e a harmonia do convívio acadêmico, começando com a abertura de um processo de sindicância para apurar os fatos internamente.
Afirmou ainda que “a direção realiza treinamentos constantes a fim de que os educadores estejam preparados e capacitados para lidar com diferentes tipos de situações”. Ainda em nota, informou que o “tema é tratado no currículo de todos os cursos do grupo por meio do estudo dirigido “Democracia, ética e cidadania” e da disciplina “Homem, Cultura e Sociedade””.
Ratificou também “a importância de relatar à direção qualquer atitude estranha que seja presenciada dentro da unidade” por meio dos canais de atendimento.
Veja o vídeo:
Matéria atualizada às 18h e 33min