Diego Henrique
Um grupo alunos da Faculdade Pitágoras de Divinópolis, estão procurando apoio para a apresentação de trabalhos na 2ª Conferência Internacional de Psicologia LGBT que será realizada em março, no Rio de Janeiro. Os estudantes se inscreveram e foram selecionados, mas de acordo com Liliane Cristina Martins, estudante do sétimo período de psicologia, a instituição negou apoio financeiro para a compra de passagens e estadia dos alunos.
“No ano passado fomos informados que era necessário pedir ajuda pelo menos entre 60 a 90 dias antes do congresso, o que é um absurdo porque o projeto não é aprovado da noite para o dia. No dia 6 de janeiro mandei um e-mail e não recebi resposta. No dia 10 mandei outro e-mail, porém, o diretor não respondeu”, disse.
Ainda de acordo com a estudante, os alunos protocolaram uma reclamação e a instituição alegou que o orçamento para o ano de 2016 já havia sido fechado em 2015.
“Se o orçamento já foi fechado no ano passado, nesse ano nunca teremos verba para nada. Sabemos que a faculdade não é obrigada a dar essa ajuda, mas quando apresentamos o trabalho, o nome da instituição também é apresentado passando a impressão de que a faculdade está interessada em produções acadêmicas científicas, mas sabemos que não está”, ressaltou.
Trabalhos
Na conferência, os alunos irão apresentar os trabalhos sobre Visibilidade Versus Invisibilidade Trans, desenvolvido pela aluna Liliane Cristina Martins; O Discurso da Psicologia na Construção das Relações do Trabalho e do Poder, de autoria da aluna Érica de Oliveira Dias; A Psicologia e Suas Práticas Frente à Homopaternidade, da aluna Tatiane Nonato; e Uma investigação da Compreensão dos Estudantes de Psicologia Sobre o Gênero e a Sexualidade do aluno Arnaldo Mesquita.
No ano passado três alunos participaram do 2° Seminário Internacional Desfazendo Gênero em Salvador, na Bahia, e as despesas foram custeadas por eles mesmo.
Em nota, a Faculdade afirmou que incentiva a presença de alunos em seminários e congressos e, de acordo com o planejamento orçamentário da instituição, procura atender as demandas de auxílio financeiro para tais participações.
A unidade ainda informou que os estudantes interessados devem seguir o protocolo estipulado pelo regimento interno, que requer primeiro o registro no Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA). Cada pedido é analisado sob o ponto de vista acadêmico e administrativo dentro do prazo, em média, de 20 dias e no caso dos alunos, o pedido foi protocolado no dia 26 de janeiro de 2016 e por conta do curto prazo, o requerimento não se ajusta ao planejamento realizado para o período vigente.
Matéria atualizada as 11:31hrs