Unidade adota nível de contingência alerta após aumento de síndromes gripais e doenças respiratórias.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis passou a operar, nesta semana, em Nível de Contingência Alerta devido ao aumento de casos de síndromes gripais e doenças respiratórias em Divinópolis. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade.
A medida segue o Plano de Contingência para Vírus Respiratórios da unidade, sendo adotada após análise técnica dos indicadores epidemiológicos e assistenciais monitorados nas últimas semanas.
Conforme a direção da UPA, houve crescimento significativo na circulação de vírus respiratórios e aumento da demanda por atendimentos relacionados às Síndromes Gripais (SG) e doenças respiratórias.
Diante do cenário, a unidade intensificou ações de prevenção, controle e monitoramento para garantir a proteção de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. A ação ajunta também a organizar o fluxo assistencial.
- Copa do Mundo 2026 começa com 48 seleções e abertura no México
- Cooxupé lidera ranking Agropecuário Mineiro
- Alerta de frente fria: Previsão do tempo aponta frio e chuva no Centro-Oeste de Minas
- Nova Era no Campo: Mercado Futuro do Leite promete blindar produtores contra oscilações de preços
- Confira os pratos da 5ª edição do Festival de Gastronomia de Cláudio
UPA de Divinópolis entra em alerta e adota medidas
Entre as medidas adotadas estão:
- uso obrigatório de máscaras dentro da unidade para profissionais, pacientes e acompanhantes;
- reforço dos protocolos de prevenção e controle de infecções respiratórias;
- identificação precoce de pacientes com sintomas respiratórios durante a classificação de risco;
- monitoramento contínuo dos indicadores epidemiológicos e assistenciais;
- ampliação do suporte técnico às equipes de atendimento.
A instituição também reforçou a importância da colaboração da população, principalmente com a adoção de medidas preventivas. Entre elas: uso de máscaras em casos de sintomas gripais, higienização frequente das mãos e utilização responsável dos serviços de saúde.
Monitoramento
A UPA informou ainda que o cenário segue sob monitoramento permanente. Disse que novas adequações poderão ser adotadas conforme a evolução epidemiológica e orientações das autoridades sanitárias.
Além disso, a unidade destacou a importância da notificação de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), consideradas fundamentais para o acompanhamento epidemiológico e planejamento das ações de saúde pública.



